1.
PSEUDOCIÊNCIA
DAVID MARÇAL
FFMS, 2014. 98 PÁGINAS
PÁG 22 A 26
«O CASO DA HOMEOPATIA
A HOMEOPATIA FOI INVENTADA HÁ CERCA DE 200 ANOS POR UM MÉDICO ALEMÃO CHAMADO SAMUEL HAHNEMANN.
O PRIMEIRO PRINCÍPIO DA HOMEOPATIA É A LEI DOS SEMELHANTES, SEGUNDO A QUAL UMA SUBSTÂNCIA CAPAZ DE PROVOCAR UM DETERMINADO SINTOMA NUMA PESSOA SAUDÁVEL PODE SER USADA PARA TRATAR UMA PESSOA DOENTE QUE APRESENTE ESSE MESMO SINTOMA.
VAMOS SUPOR QUE O LEITOR ESTÁ COM DIARREIA E VÓMITOS (ESPERO QUE NÃO!)
SEGUNDO A LEI DOS SEMELHANTES PODERIA TRATAR ESSES SINTOMAS COM UM REMÉDIO À BASE DE OVOS ESTRAGADOS.
NO LIMITE, FARIA SENTIDO BEBER AGUARDENTE PARA CURAR UMA CIRROSE ALCOÓLICA OU FUMAR PARA TRATAR UM CANCRO NO PULMÃO.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE SINTOMAS E REMÉDIOS É FEITA ATRAVÉS DE UM RITUAL CHAMADO PROVA.
NELE, UM NÚMERO VARIÁVEL DE PESSOAS TOMA DOSES ELEVADAS DE UMA SUBSTÂNCIA EM TESTE E ANOTA TODAS AS SENSAÇÕES FÍSICAS E MENTAIS, INCLUINDO SONHOS.
NO FINAL, UM MESTRE PROVADOR COLIGE TODA A INFORMAÇÃO E ESSE CONJUNTO DE SENSAÇÕES, SONHOS E IMPRESSÕES PASSA A SER A APLICAÇÃO TERAPÊUTICA DO REMÉDIO.
POR EXEMPLO, O REMÉDIO HOMEOPÁTICO APIS MELLIFICA (QUE SÃO ABELHAS ESMAGADAS), SEGUNDO O SÍTIO DE INTERNET ABC DA HOMEOPATIA 2), PODE SER USADO PARA TRATAR PRESSENTIMENTOS DE MORTE, CIÚMES, RAIVA, TONTURAS, DORES DE CABEÇA, OLHOS INFLAMADOS, DESCOLORAÇÃO DA LÍNGUA, ENTRE OUTRAS COISAS.
NO FUNDO, OS HOMEOPATAS FAZEM A PERGUNTA CONTRÁRIA À INVESTIGAÇÃO BIOMÉDICA CONVENCIONAL: NÃO HÁ DÚVIDA DE QUE TEMOS AQUI UM REMÉDIO, PARA SERÁ QUE ELE SERVE?
ALGUMAS DAS SUBSTÂNCIAS USADAS NA HOMEOPATIA SÃO MUITO DIVERTIDAS E INÓCUAS, COMO TESTÍCULOS DE TOURO OU LEITE DE CADELA (LAC. CANIDUM, NA TERMINOLOGIA HOMEOPÁTICA).
MAS OUTRAS SÃO RESPEITAVELMENTE TÓXICAS, COMO A BELADONA (UMA PLANTA CUJA INGESTÃO PODE MATAR), O CÁDMIO (UM METAL PESADO EXTREMAMENTE TÓXICO), A NOZ VÓMICA (PLANTA DE ONDE SE EXTRAI A ESTRICNINA), A CICUTA (QUE CAUSOU A MORTE AO FILÓSOFO GREGO SÓCRATES), O ACÓNITO (UMA PLANTA QUE CONTÉM ACONITINA, CAPAZ DE PARALISAR OS MÚSCULOS RESPIRATÓRIOS) O ARSÉNICO, A CANTÁRIDA (UM TIPO DE BESOURO VENENOSO), O VENENO DE CASCAVEL (CROTALUS HORRIDUS) OU A HERA VENENOSA (RHUS TOXICODENDRON).
NÃO HAVERIA MUITOS PACIENTES NA SEGUNDA CONSULTA DE HOMEOPATIA SE NÃO FOSSE O PRINCÍPIO DAS DOSES INFINITÉSIMAS, SEGUNDO O QUAL O PODER CURATIVO DE UMA SUBSTÂNCIA É TANTO MAIOR, QUANTO MAIS DILUÍDA ELA FOR.
UM PREPARADO HOMEOPÁTICO É OBTIDO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DE DILUIÇÕES.
COMEÇA-SE COM UMA GOTA DE UMA SUBSTÂNCIA QUALQUER (NÃO IMPORTA QUÃO VENENOSA OU ASQUEROSA ELA SEJA) E DILUI-SE EM 99 GOTAS DE ÁGUA.
A SEGUIR, RETIRA-SE UMA GOTA DESSA PRIMEIRA DILUIÇÃO E DILUI-SE NOVAMENTE EM 99 GOTAS DE ÁGUA.
ESTAS DUAS DILUIÇÕES SUCESSIVAS SÃO EQUIVALENTES A UMA DILUIÇÃO GLOBAL DE 1 PARA 10.000, OU SEJA O EQUIVALENTE A UMA GOTA DE SUBSTÂNCIA INICIAL DILUÍDA EM 9.999 GOTAS DE ÁGUA.
NO JARGÃO HOMEOPÁTICO, ISTO É UM PREPARADO COM A POTÊNCIA 2C (LEMBRE-SE QUE, PARA OS HOMEOPATAS, QUANTO MAIS DILUÍDA FOR UMA SUBSTÂNCIA MAIOR O SEU PODER CURATIVO).
MAS AINDA NÃO É NADA.
SE FIZERMOS MAIS 28 DILUIÇÕES CENTESIMAIS SUCESSIVAS CHEGAMOS AOS 30C, UMA DILUIÇÃO COMUM EM REMÉDIOS HOMEOPÁTICOS.
A DILUIÇÃO TOTAL DE UM PREPARADO 30C É DE 1 PARA 100 ELEVADO A 30 OU SEJA UMA GOTA DE SUBSTÂNCIA INICIAL DILUÍDA EM 999999999999999999999999999999999999999999999999999999999999 GOTAS DE ÁGUA (SÃO 60 NOVES).
DITO DE OUTRO MODO: UM PREPARADO HOMEOPÁTICO 30 C É AGUA. E BASTANTE PURA.
A MATÉRIA É CONSTITUÍDA POR ÁTOMOS E MOLÉCULAS.
NÃO PODEMOS DIVIDIR INDEFINIDAMENTE UMA DETERMINADA QUANTIDADE DE MATÉRIA, PORQUE A PARTIR DE CERTA ALTURA FICAMOS COM MENOS DE UM ÁTOMO OU DE UMA MOLÉCULA.
NA HOMEOPATIA ISSO ACONTECE A PARTIR DE UMA DILUIÇÃO 12C.
É POSSÍVEL CALCULAR O NÚMERO DE ÁTOMOS OU DE MOLÉCULAS QUE EXISTEM NUMA DETERMINADA QUANTIDADE DE MATÉRIA, RECORRENDO AO NÚMERO DE AVOGADRO, UMA CONSTANTE DETERMINADA POR VÁRIOS MÉTODOS INDEPENDENTES E QUE ESTEVE NA ORIGEM DO PRÉMIO NOBEL DA FÍSICA DE 1926.
O NÚMERO DE AVOGADRO É O NÚMERO DE ÁTOMOS DE CARBONO-12 (A FORMA MAIS COMUM DE CARBONO) QUE EXISTEM EM 12 GRAMAS DE CARBONO-12. SÃO 6,022045 X 10 ELEVADO A 23 ÁTOMOS (UM SEIS SEGUIDO DE 23 ZEROS APROXIMADAMENTE) [6.022.045 X 10 ELEVADO A 17].
TAL COMO DESIGNAMOS A QUANTIDADE 12 POR UMA DÚZIA, A ESTE ENORME NÚMERO CHAMAMOS UMA MOLE.
VAMOS SUPOR QUE UM LITRO DE SOLUÇÃO INICIAL (A CHAMADA TINTURA-MÃE) PARA FAZER UM PREPARADO HOMEOPÁTICO CONTÉM UMA MOLE (6,022045 X 10 ELEVADO A 23) DE MOLÉCULAS.
ISTO É O QUE SE CHAMA UMA SOLUÇÃO COM UMA CONCENTRAÇÃO 1 MOLAR.
CLARO QUE A CONCENTRAÇÃO DA TINTURA-MÃE PODE SER DIFERENTE, MAS NÃO TÃO DIFERENTE QUE AFECTE A CONCLUSÃO QUE VAMOS TIRAR.
NUM PREPARADO HOMEOPÁTICO 12C, AS MOLÉCULAS DA SUBSTÂNCIA ORIGINAL FORAM DILUÍDAS 100 ELEVADO A 12 VEZES OU, ESCREVENDO DE OUTRA FORMA, 10 ELEVADO A 24 VEZES (UM SEGUIDO DE 24 ZEROS).
DAS 6, 022045 X 10 ELEVADO A 23 MOLÉCULAS DE SUBSTÂNCIA ORIGINAL INICIAIS, RESTAM 0,6 POR CADA LITRO DE PREPARADO HOMEOPÁTICO.
PENSE UM POUCO NISTO: POR CADA LITRO DE PREPARADO 12C HÁ, EM MÉDIA, MENOS DO QUE UMA MOLÉCULA DA TINTURA MÃE.
...
PERANTE A DIFICULDADE DE CONTESTAR O NÚMERO DE AVOGADRO, OS HOMEOPATAS RECONHECEM QUE NADA RESTA DA SUBSTÂNCIA ORIGINAL, MAS ALEGAM QUE ISSO NÃO INTERESSA PARA NADA.
SEGUNDO ELES, A ÁGUA RETÉM UMA ESPÉCIE DE MEMÓRIA DAS MOLÉCULAS QUE TEVE DISSOLVIDAS, MESMO QUANDO ESTAS JÁ NÃO ESTÃO LÁ.
MAS ESTA SUPOSTA MEMÓRIA DA ÁGUA PURA SIMPLESMENTE NÃO EXISTE.
A ÁGUA NÃO MANTÉM NENHUMA REDE ORDENADA DE MOLÉCULAS POR TEMPO SUPERIOR A UMA FRACÇÃO DE NANOSSEGUNDO.
UM NANOSSEGUNDO É MIL MILHÕES [NO TEXTO ESTÁ ERRADAMENTE "UM MILHÃO DE MILHÕES"] DE VEZES MAIS RÁPIDO QUE UM SEGUNDO.
...
COMO É QUE NÓS PODEMOS SABER QUE UM DETERMINADO MEDICAMENTO É EFICAZ?
ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE ENSAIOS CLÍNICOS EM CONDIÇÕES CONTROLADAS.
NESTES ENSAIOS, UM MEDICAMENTO EM TESTE É ADMINISTRADO A UM GRUPO DE PESSOAS. A OUTRO GRUPO, CHAMADO GRUPO DE CONTROLO, É DADO UM PLACEBO.
UM PLACEBO É UM COMPRIMIDO DE AÇÚCAR OU UMA INJECÇÃO DE SORO FISIOLÓGICO, OU SEJA UM PROCEDIMENTO MÉDICO EM TUDO EQUIVALENTE AO QUE SE QUER TESTAR, MAS SEM O PRINCÍPIO ACTIVO.
...
PARA CONSIDERARMOS QUE UM MEDICAMENTO É EFICAZ, TEM DE SE DEMONSTRAR QUE ESTE FUNCIONA MELHOR DO QUE UM PLACEBO.
...
2.
NÚMERO DE AVOGADRO
3.
4.
PÁG. 97 E 98
...
«LIVROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
GUARDEI O MELHOR PARA O FIM. PARA APROFUNDAR AS QUESTÕES RELACIONADAS COM A DISTINÇÃO ENTRE CIÊNCIA E PSEUDOCIÊNCIA, EXISTEM VÁRIOS BONS LIVROS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PUBLICADOS.
TERMINO COM ALGUMAS SUGESTÕES:
CIÊNCIA DA TRETA
BEN GOLDACRE
BIZÂNCIO, 2009.
CIÊNCIA OU VODU
ROBERT PARK
BIZÂNCIO, 2002
O MUNDO INFESTADO DE DEMÓNIOS
CARL SAGAN
GRADIVA, 1997. REEDIÇÃO, 2012.
PORQUE ACREDITAM AS PESSOAS EM COISAS ESTRANHAS
MICHAEL SHERMER
REPLICAÇÃO, 2003.
FARMACÊUTICAS DA TRETA
BEN GOLDACRE
BIZÂNCIO, 2013.
COMO MENTIR COM A ESTATÍSTICA
DARRELL HUFF
GRADIVA, 2013.
...»
COMPLETAREI...