1.
PÁG.3
JOSÉ ANTÓNIO SARAIVA POLÍTICA A SÉRIO
DO QUE NOS LIVRÁMOS!
2.
PÁG 62
JOSÉ ANTÓNIO LIMA DITO & FEITO
3.
NEGÓCIOS 24 NOV 2014
PRIMEIRA PÁGINA
PÁG. 6 E 7
4.
PÁG. 37
CAMILO LOURENÇO A COR DO DINHEIRO
5.
OBSERVADOR 28 NOV 2014
INÊS DOMINGOS
"A ECONOMIA DO BEM E DO MAL: A CORRUPÇÃO"
«
...
INFELIZMENTE A CORRUPÇÃO NÃO É UM JOGO DE SOMA ZERO.
AS PERDAS PARA A SOCIEDADE EM GERAL SÃO MUITO SUPERIORES AOS GANHOS DA ORGANIZAÇÃO QUE CORROMPE E DO FUNCIONÁRIO OU POLÍTICO QUE É CORROMPIDO.
A PRIMEIRA CONSEQUÊNCIA DA CORRUPÇÃO É O AUMENTO DOS CUSTOS DE INVESTIMENTO, QUE TOMA A FORMA DE UMA TAXA SOBRE O INVESTIMENTO PAGA DIRECTAMENTE A UM FUNCIONÁRIO OU POLÍTICO.
ESTA SITUAÇÃO É ESPECIALMENTE GRAVOSA EM SOCIEDADES ONDE A CORRUPÇÃO É GENERALIZADA, O QUE CONDUZ A UMA REDUÇÃO DO INVESTIMENTO TANTO POR PARTE DAS EMPRESAS NACIONAIS, COMO DAS EMPRESAS INTERNACIONAIS.
A CORRUPÇÃO PODE ASSIM LIMITAR SUBSTANCIALMENTE OS FLUXOS FINANCEIROS RESULTANTES DE INVESTIMENTO DIRECTO ESTRANGEIRO E DE AJUDA HUMANITÁRIA.
A CORRUPÇÃO CONDUZ TAMBÉM A UMA MÁ AFECTAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS.
SE AS ACTIVIDADES RELACIONADAS COM A CORRUPÇÃO SE TORNAM MAIS LUCRATIVAS DO QUE AS RESTANTES, ENTÃO A CORRUPÇÃO ATRAIRÁ OS RECURSOS MAIS PRODUTIVOS DA ECONOMIA, OS TRABALHADORES MAIS TALENTOSOS, QUE PASSAM ASSIM A TRABALHAR EM ACTIVIDADES COM MENOR IMPACTO POSITIVO (OU ATÉ IMPACTO NEGATIVO) PARA A SOCIEDADE EM GERAL.
A CORRUPÇÃO AFECTA O INVESTIMENTO PÚBLICO, TANTO NA QUALIDADE, COMO NA SUA COMPOSIÇÃO, PORQUE OS FUNCIONÁRIOS E POLÍTICOS CORRUPTOS INCENTIVAM OS INVESTIMENTOS E OFERECEM OS CONTRATOS QUE POTENCIALMENTE LHES DARÃO MAIORES RENDAS.
FINALMENTE, A CORRUPÇÃO TORNA MAIS DESIGUAL A DISTRIBUIÇÃO DOS RENDIMENTOS, PORQUE OS AGENTES COM MAIOR CAPACIDADE FINANCEIRA OU MELHORES LIGAÇÕES AO PODER E ADMINISTRAÇÃO SÃO TAMBÉM OS MAIS BENEFICIADOS.
...
O ECONOMISTA À PAISANA É UMA COLUNA QUINZENAL DE INÊS DOMINGOS ONDE A AUTORA EXPLORA TEMAS DO QUOTIDIANO VISTAS DA PERSPECTIVA DE UMA ECONOMISTA»
6.
CORREIO DA MANHÃ 28 NOV 2014 PÁG 48
JOSÉ SÓCRATES É ENG. TÉCNICO CIVIL PELO ISEC [INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA].
PARA SER LICENCIADO EM ENGENHARIA CIVIL PRECISAVA NA ALTURA DE 4 SEMESTRES, NUMA FACULDADE DE ENGENHARIA (PORTO OU EM LISBOA).
FOI PARA O ISEL [INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA] E DEPOIS PARA A UNIVERSIDADE INDEPENDENTE, [... NAS DUAS INSTITUIÇÕES PELA MÃO DO "AMIGO" ... ENG. ANTÓNIO JOSÉ MORAIS].
[O PROCESSO 95385
COMO SÓCRATES E O PODER POLÍTICO DESTRUÍRAM UMA UNIVERSIDADE
RUI VERDE
LIVROS D'HOJE, 2011. 195 PÁGINAS.]
7.
SELECÇÕES READER'S DIGEST DEZ 2014 PÁG 108 A 115
"O HOMEM QUE FAZ OS BURLÕES PAGAR"
NICK RYAN
«...
PÁG 114
KENNEY CONVOCA ALEXANDER STEIN, O PERITO EM PSICOLOGIA DA FRAUDE DE NEGÓCIOS E FUNDADOR DA DOLUS COUNTER-FRAUD ADVISORS, PARA O AJUDAR A PERCEBER COMO FUNCIONA A MENTE DO BURLÃO, O TIPO DE PESSOAS DE QUE SE VALE E QUAL PODERÁ SER O SEU PONTO FRACO. 'OS BURLÕES SÃO MUITO HÁBEIS EM MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA' DIZ STEIN.
...»
8.
SIGNIFICADOS
1)
ASTÚCIA
HABILIDADE PARA O MAL; MANHA; SAGACIDADE.
ASTUTO
QUE TEM OU EMPREGA ASTÚCIA; SAGAZ; LADINO.
2)
ASTÚCIA
HABILIDADE DE DISSIMULAR E USAR ARTIFÍCIOS ENGANADORES E, COM ISSO, OBTER VANTAGENS ÀS CUSTAS DE OUTREM; MALÍCIA, TRETA, ARTIMANHA.
ASTUTO
QUE SABE AGIR DE MANEIRA A ANGARIAR PARA SI VANTAGENS E A NÃO SE DEIXAR ENGANAR; ESPERTO, MATREIRO, ASTUCIOSO.
SAGE
QUE TEM SABEDORIA.
QUE OU O QUE ALIA A VIRTUDE À SABEDORIA; AQUELE OU DESIGNATIVO DAQUELE CUJOS JUÍZOS E CUJO COMPORTAMENTO SÃO INSPIRADOS E GOVERNADOS PELA RECTIDÃO DE ESPÍRITO, PELO BOM SENSO; AVISADO;
QUE OU AQUELE QUE SÓ ESTIMA OS VERDADEIROS BENS E, POR ISSO, VIVE SEM AMBIÇÕES, AS INQUIETAÇÕES E AS DECEPÇÕES QUE PERTURBAM A EXISTÊNCIA DO COMUM DOS HOMENS; FILÓSOFO.
SAGEZA
CARÁCTER DO QUE OU DAQUELE QUE É SAGE.
___________
1)
DICIONÁRIO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PORTO EDITORA. 5ª EDIÇÃO. 1556 PÁGINAS.
DICIONÁRIO DO PORTUGUÊS ATUAL
HOUAISS
CÍRCULO DE LEITORES, 2011. 2426 PÁGINAS
Sem comentários:
Enviar um comentário