CONVERSAS INACABADAS COM ALBERTO CAEIRO
JOSÉ FLÓRIDO
Editora Pergaminho,1ª reimpressão, 1999. (2ª Edição, 1998)
(1ª edição:Porto Editora, 1987).
pg 15
A CHÁVENA DE CHÁ
«QUE 0PINIÃO TENHO SOBRE AS CAUSAS E OS EFEITOS?
QUE TENHO EU MEDITADO SOBRE DEUS E A ALMA
E SOBRE A CRIAÇÃO DO MUNDO?
NÃO SEI. PARA MIM PENSAR NISSO É FECHAR OS OLHOS
E NÃO PENSAR. É CORRER AS CORTINAS
DA MINHA JANELA (MAS ELA NÃO EM [TEM] CORTINAS)»
(ALBERTO CAEIRO)
«O MEU PRIMEIRO ENCONTRO COM ALBERTO CAEIRO NÃO FOI PROPRIAMENTE UM ENCONTRO. FOI MAIS UM DESENCONTRO.
...
EU ESTAVA INFINITAMENTE CONVICTO DO MEU SABER. DURANTE ANOS ENCHI A CABEÇA DE LIVROS DE ARTE, DE FILOSOFIA E DE LITERATURA. ERA UM HOMEM REPLETO QUE PROCURAVA ANGUSTIADAMENTE ALGUÉM ONDE PUDESSE DERRAMAR ESTA IMENSA SOMA DE C0NHECIMENTOS.
...
" NÃO SEI SE JÁ OUVIU FALAR DO SÁBIO JAPONÊS NAN-IN, QUE UM DIA CONCEDEU UMA AUDIÊNCIA A UM GRANDE PROFESSOR DE FILOSOFIA. QUANDO RECEBEU O PROFESSOR, NAN-IN SERVIU-LHE CHÁ.
MAS NÃO SE LIMITOU A ENCHER A CHÁVENA. CONTINUOU A VERTER CHÁ, ATÉ QUE O LÍQUIDO SE COMEÇOU A DERRAMAR.
O PROFESSOR OBSERVAVA O DERRAME, ESTUPEFACTO. E, NÃO SE PODENDO CONTER EXCLAMOU: 'NÃO VÊ QUE A CHÁCENA ESTÁ COMPLETAMENTE CHEIA?'
NAN-IN SORRIU E RESPONDEU: 'TAL COMO ESTA CHÁVENA, TAMBÉM O SENHOR ESTÁ CHEIO DAS SUAS OPINIÕES, DAS SUAS IDEIAS...
PORQUE VEIO ENTÃO TER COMIGO? COMO POSSO TRANSMITIR-LHE ALGUMA COISA?'
...
"AS PESSOAS PERDERAM O HÁBITO DE ESCUTAR. A EXCESSIVA IMPORTÂNCIA QUE NO NOSSO TEMPO ATRIBUÍMOS AO DIÁLOGO É UM DOS ASPECTOS DA CIVILIZAÇÃO DECADENTE EM QUE NOS ENCONTRAMOS. COM EFEITO, A CHAMADA ABERTURA AO DIÁLOGO PARECE APRESENTAR-SE ACTUALMENTE COMO A ÚNICA ALTERNATIVA PARA A RESOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS, O QUESE VERIFICA, ALIÁS, NA CONSTANTE PREOCUPAÇÃO EM SE ORGANIZAREM DEBATES, CONFERÊNCIAS, ETC.
CONTUDO...PODEMOS VERIFICAR QUE OS DIALOGANTES SÓ EXCEPCIONALMENTE SE INTERESSAM POR UM VERDADEIRO INTERCÂMBIO DE IDEIAS PELO QUE A COMUNICAÇÃO SE REALIZA, QUASE SEMPRE, POR DETRÁS DE CORTINAS IDEOLÓGICAS. CADA QUAL FICA APENAS NAQUILO QUE LHE PARECE... O QUE AINDA É MAIS GRAVE É QUE HÁ UMA MANIFESTA INCAPACIDADE DE EXPRESSAR, DURANTE O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO, OUTROS NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE CONSCIÊNCIA. FICAMOS ENCERRADOS NUMA FLORESTA DE PALAVRAS. MAIS NADA.
MAS TEMOS DE APRENDER A COMUNICAR COM TODO O SER, COM TODOS OS SENTIDOS, COM TODOS OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES.
E TEMOS TAMBÉM DE APRENDER A SER SILENCIOSOS.
...
PITÁGORAS
NÃO ERA POR ACASO QUE PITÁGORAS EXIGIA QUE OS SEUS DISCÍPULOS COMEÇASSEM POR SER OUVINTES (AKOUSTIKÓI), SUBMETENDO-SE À REGRA ABSOLUTA DO SILÊNCIO, ESCUTANDO E MEDITANDO NOS ENSINAMENTOS DOS MESTRE, SEM FAZEREM QUALQUER OBJECÇÃO, DURANTE UM PERÍODO DESIGNADO POR PREPARAÇÃO (PARAKÉIÈ) QUE, DEMORANDO PELO MENOS DOIS ANOS, SE PODERIA ALONGAR ATÉ CINCO.
ISSO, PORÉM, NÃO SIGNIFICAVA QUE PITÁGORAS RECUSASSE AO DISCÍPULO O EXERCÍCIO DIALÉCTICO, QUE CONSIDERAVA FUNDAMENTAL. MAS ENTENDIA O GRANDE MESTRE QUE O JOVEM DEVERIA APRENDER PRIMEIRO A ARTE DE ESCUTAR PARA QUE NÃO SE TORNASSE SUPERFICIAL E PRETENSIOSO.
MAS, QUE SE FAZ ACTUALMENTE? AO ATRIBUIRMOS IMPORTÂNCIA EXCESSIVA AO DIÁLOGO, TEMOS APENAS CONTRIBUÍDO PARA AUMENTAR O NÚMERO DE 'OPINIÁTICOS'.
...
VIVEMOS NO MUNDO DA OPINIÃO. MAS É A OPINIÃO QUE LIMITA; É A OPINIÃO QUE DIVIDE; É A OPINIÃO QUE NÃO DEIXA VER AS COISAS 'COMO SÃO'."
TER UMA OPINIÃO É COMO USAR ÓCULOS DE UMA DETERMINADA COR
"TER UMA OPINIÃO É COMO USAR ÓCULOS DE UMA DETERMINADA COR. É VER A REALIDADE AZUL, VERDE, VERMELHA..., DE ACORDO COM A COR DOS ÓCULOS. ISSO ME FAZ LEMBRAR A HISTÓRIA DO ELEFANTE E DOS CEGOS...
ESTAVAM VÁRIOS CEGOS EM REDOR DE UM ELEFANTE. UM DELES TOCOU NA TROMBA DO ANIMAL E AFIRMOU: 'É UMA MANGUEIRA'.
UM OUTRO TOCOU NUMA DAS PATAS E DISSE: 'É UM CILINDRO'.
OUTRO AINDA APALPOU A BARRIGA DO ANIMAL E COMENTOU: 'É UM TAMBOR?.
NENHUM DELES TINHA RAZÃO. MAS TODOS TINHAM UMA OPINIÃO.
É POR ISSO QUE EU OLHO PARA AS COISAS SEM QUALQUER OPINIÃO. NÃO TENHO IDEIAS FORMADAS A SEU RESPEITO, PORQUE, PARA MIM, TUDO É ETERNA NOVIDADE. NÃO HÁ UM MOMENTO QUE SEJA IGUAL AO ANTERIOR. NADA SE PODE REPETIR.
...
SE AS COISAS SÃO SEMPRE DIFERENTES DO QUE ERAM, COMO É QUE EU POSSO JÁ TER UMA OPINIÃO DAQUILO QUE ESTOU A VER PELA PRIMEIRA VEZ? QUANDO SE VÊ UMA COISA PELA PRIMEIRA VEZ NÃO É POSSÍVEL TER UMA OPINIÃO. APENAS PODEMOS FICAR SURPREENDIDOS OU MARAVILHADOS. APENAS ISSO."
...
"...JÁ TEM A SUA CHÁVENA VAZIA? POSSO DEITAR UM POUCO DE CHÁ?"
2.
ALBERTO CAEIRO
Contracapa
«ALBERTO CAEIRO, SEGUNDO CONFISSÃO DE PESSOA EM CARTA A CASAES MONTEIRO, VEIO AO MUNDO NO ANO DE 1889, EM LISBOA, PASSANDO PARA OUTROS PLANOS DE EXISTÊNCIA EM 1915, TENDO VIVIDO QUASE TODA A SUA VIDA NO CAMPO, SEM PROFISSÃO NEM EDUCAÇÃO NENHUMA.
TINHA ESTATURA MÉDIA, COM CABELO LOURO E OLHOS AZUIS, EMBORA FRÁGIL, POIS MORREU TUBERCULOSO, MAS NÃO PARECENDO FRÁGIL COMO AFINAL ERA, SURGINDO COM ESTE PERFIL NA MENTE DO AUTOR DA MENSAGEM NO DIA 8 DE MARÇO DE 1914, QUANDO ESTE SE ACERCOU DA CÓMODA ALTA E , TOMANDO UM PAPEL, COMEÇOU A ESCREVER, DE PÉ, TRINTA E TANTOS POEMAS A FIO, A QUE DEU O TÍTULO DE O GUARDADOR DE REBANHOS.
...
VICTOR MENDANHA
(DO PREFÁCIO)»
2.1
...HÁ RASCUNHOS...
NO INÍCIO DE MARÇO DE 2014 (PRIMEIRA SEMANA) OUVI NA ANTENA 2, UM PROGRAMA SOBRE FERNANDO PESSOA. IA A CONDUZIR E SEM APONTAMENTOS NA ALTURA... E O PROF."FORJAZ" [ FORAM OUVIDOS QUATRO PROFESSORES, ENTRE ELES "IVO CRUZ?"] AFIRMOU QUE HÁ RASCUNHOS DESTES POEMAS COM ALTERAÇÕES EM ANOS DIFERENTES.
2.2
DO PREFÁCIO
«REFERIR-ME A ESTE LIVRO, UM DOS DEZ MAIS FASCINANTES QUE TENHO LIDO, CRIA-ME CERTA DOSE DE CONSTRANGIMENTO, QUASE SE FAZENDO SENTIR O PECULIAR COMPLEXO DE CULPA A ATORMENTAR OS ADVOGADOS QUANDO DEFENDEM CAUSA PRÓPRIA.
...
CASCAIS, MAIO DE 1997
VICTOR MENDANHA»
Sem comentários:
Enviar um comentário