BOM LIVRO!
BEM HAJA DANIEL LACALLE!
NÓS, OS MERCADOS
NOSOTROS, LOS MERCADOS
2013, DANIEL LACALLE
318 Páginas.
Marcador, 2013.
O QUE SÃO, COMO FUNCIONAM E PORQUE SÃO INDISPENSÁVEIS
Pg 22
« A GRANDE PERGUNTA QUE ME FAZEM CONSTANTEMENTE É : O QUE SÃO NA VERDADE " OS MERCADOS FINANCEIROS ?"
A MELHOR DEFINIÇÃO QUE ENCONTREI NA MINHA VIDA FOI DADA PELO MEU GRANDE AMIGO MARC GARRIGASAIT, GESTOR NA KOALA CAPITAL, NUM ARTIGO PUBLICADO NO COTIZALIA: "LOS AHORROS DE TU MADRE".3
____
3
http://tinyurl.com/c2xno9k
contracapa
OS MERCADOS NÃO ATACAM, DEFENDEM-SE!
Pg 11
«HEDGE FUNDS - fundos de cobertura 1
_____
1
ESTES FUNDOS, TAMBÉM CHAMADOS DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO, PROCURAM RENTABILIDADES ABSOLUTAS EM VEZ DE RENDIMENTOS RELATIVOS BASEADOS NUM ÍNDICE DE REFERÊNCIA E, POR ISSO, UTILIZAM DIFERENTES INSTRUMENTOS DE COBERTURA...»
Pg 14
_____
2.
«O SERVIÇO DA BLOOMBERG É, JUNTAMENTE COM O DA REUTERS, A MAIOR PLATAFORMA DE INFORMAÇÃO QUE EXISTE NO SETOR E PUBLICA OS PREÇOS DE TODO O TIPO DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS EM TEMPO REAL. (N. do A.)»
Pg.21
«... EM INGLATERRA ESTÃO SEMPRE A DIZER: " ESPERA O MELHOR MAS PREPARA-TE PARA O PIOR".
Pg.24
«ENTRE OS VENDEDORES E OS COMPRADORES HÁ UMA SÉRIE DE AGENTES OU DE INTERMEDIÁRIOS QUE FACILITAM AS OPERAÇÕES DE COMERCIO FINANCEIRO.
EM PRIMEIRO LUGAR ESTÃO OS "BROKERS".
ESTES AGENTES ENCARREGAM-SE DE ENCONTRAR UMA CONTRAPARTE PARA OS SEUS CLIENTES, OU SEJA, SÃO MEROS INTERMEDIÁRIOS QUE SE LIMITAM A CRUZAR ORDENS DE COMPRA COM ORDENS DE VENDA E A RETIRAR UMA COMISSÃO DAS DUAS TRANSAÇÕES. OS BROKERS PODEM SER TANTO PEQUENAS EMPRESAS COMO GRANDES BANCOS.
POR OUTRO LADO, HÁ OS "DEALERS", OU NEGOCIADORES, QUE TÊM UMA PARTE MAIS ATIVA NO PROCESSO.
ESTES AGENTES FAZEM TRADING COM OS SEUS CLIENTES QUE PROCUREM REALIZAR A OPERAÇÃO CONTRÁRIA. OFERECEM LIQUIDEZ AOS CLIENTES E CORREM O RISCO DE O PREÇO SE VIRAR CONTRA ELES ANTES DE SE DESFAZEREM DO PRODUTO.
MUITOS DESTES INTERMEDIÁRIOS CONCENTRAM-SE NOS BANCOS DE INVESTIMENTO - OS PRINCIPAIS SÃO O GOLDMAN SACHS, O JPMORGAN, O BANK OF AMERICA, O MERRIL LYNCH E O CITIGROUP -, MAS ESTÃO IGUALMENTE PRESENTES EM BANCOS TRADICIONAIS COMO O SANTANDEDR, O LA CAIXA OU O BBVA.
ESTES BANCOS TAMBÉM OFERECEM ANÁLISES DE RENDIMENTO FIXO E VARIÁVEL, ESTUDOS ECONÓMICOS E SERVIÇOS CORPORATIVOS DE APOIO ÀS EMPRESAS NO ACESSO AOS MERCADOS PARA A EMISSÃO DE AÇÕES E DE DÍVIDA.»
PG 25
«...ACHO GRAÇA QUE SE FALE DE "ATAQUES" DO MERCADO.
67% DOS FUNDOS SOB GESTÃO SÃO EXCLUSIVAMENTE ALTISTAS, SÓ PODEM ENTRAR A PARTIR DO LADO COMPRADOR. E NOS FUNDOS DE INVESTIMENTO ALTERNATIVO, ... A MÉDIA DE EXPOSIÇÃO LÍQUIDA ALTISTA MUITO RARAMENTE DESCE DOS 30%.
TAL COMO OS GOVERNOS, AS EMPRESAS E OS BANCOS DE INVESTIMENTO DESEMPENHAM O PAPEL DOS VENDEDORES E DOS INTERMEDIÁRIOS, O PAPEL DOS CLIENTES CORRESPONDE AOS INVESTIDORES. E, DESTA FORMA, PODEM ENGANAR-SE A ESCOLHER UM PRODUTO. ASSUMEM UM RISCO.
E, NA QUALIDADE DE CLIENTES, TÊM TODO O DIREITO A SEREM EXIGENTES COM A QUALIDADE DO QUE COMPRAM.
QUANDO NOS ESQUECEMOS DO FACTO DE O MERCADO SER UMA RELAÇÃO VENDEDOR/PRODUTO/CLIENTE E COMEÇAMOS A EXIGIR UM SUPOSTO DIREITO ADQUIRIDO COM O INTUITO DE QUE COMPREM A NOSSA MERCADORIA, MESMO SENDO ESTA DE MÁ QUALIDADE, É QUANDO COMEÇAMOS A QUEBRAR A CADEIA DE VALOR E DE CONFIANÇA.
PARA MIM, ENTENDER QUE A RELAÇÃO VENDEDOR/CLIENTE NOS MERCADOS FINANCEIROS É EXATAMENTE IGUAL À DE QUALQUER OUTRA ATIVIDADE DE COMÉRCIO FOI VALIOS´SSIMO PARA LEVAR A CABO A TRANSIÇÃO DESTE MUNDO CORPORATIVO AOS DA BANCA E DA GESTÃO.
...»
PG 26
...
«LEMBRO-ME DE UMA REUNIÃO COM UMA GRANDE INVESTIDOR INTERNACIONAL, O MARK MOBIUS. A SUA MAIOR PREOCUPAÇÃO NÃO ERA "QUANTO VOU GANHAR?", MAS SIM "QUANTO PODEREI PERDER?"
PG 41
«...
QUANDO PERCEBEMOS QUE OS GRANDES AGENTES ECONÓMICOS (PAÍSES, BANCOS CENTRAIS, EMPRESAS) TÊM TRÊS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS - SÃO VENDEDORES (PROCURAM VENDER UM PRODUTO), REATIVOS (GEREM QUANDO OS EVENTOS ACONTECEM) E NA GRANDE MAIORIA TENDEM A PARTIR DE UMA VISÃO OTIMISTA DO FUTURO - É MUITO MAIS FÁCIL ENTENDER A REALIDADE DOS CICLOS ECONÓMICOS.
POR ISSO É QUE É TÃO IMPORTANTE PENSAR "CONTRA A CAIXA".
TRATA-SE DE IDENTIFICAR AS INCONCRUÊNCIAS, AS MUDANÇAS DE CICLO, OU PELO MENOS ENTENDER A QUE N´VEL DE RISCO NOS ESTAMOS A EXPOR, E ESTUDAR AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS.»
PG.48
«
...A IMPRENSA ESQUECE-SE DO FACTO DE OS INVESTIDORES POREM EM JOGO O SEU PRÓPRIO DINHEIRO PARA ALÉM DO DOS SEUS CLIENTES, E TAMBÉM O SEU PRESTÍGIO, E QUE APOSTAR EM ALGUMA COISA QUE SE SABE ERRÓNEA DE ANTEMÃO É UMA TOLICE, QUANDO JÁ POR SI QUALQUER APOSTA IMPLICA UM RISCO E ESTÁ SUJEITA À VOLATILIDADE INERENTE AO MERCADO.
A MINHA TEORIA DA CONSPIRAÇÃO PREFERIDA É AQUELA A QUE CHAMO "O CLUBE BILDERBERG DEVE SER PARVO". OS MEIOS [MÉDIA] CONTAM-NOS QUE VÁRIOS MAGNATAS SE REÚNEM PARA AFUNDAR A ECONOMIA, MAS A LISTA DOS MEMBROS QUE SUGEREM PARA ESSE CLUBE - OS ROTSCHILD, ETC. - VIRAM AS SUAS FORTUNAS MINGUAR ATÉ 60% NA CRISE.
QUE GRANDES CONSPIRADORES DE MEIA-TIGELA!»
PG 295
«...OUTRO MITO DO MUNDO DA GESTÃO ALTERNATIVA É PENSAR QUE É UM MUNDO DE "HOMENS".
HÁ GRANDES MULHERES GESTORAS.
POR EXEMPLO, PARA MIM, A PESSOA COM MAIS EXPERIÊNCIA E QUE MELHOR ENTENDE E ANALISA OS BANCOS GLOBAIS É UMA MULHER, E NO HEDGE FUND JOURNAL O LEITOR PODE ENCONTRAR A LISTA DAS CINQUENTA MULHERES MAIS PODEROSAS DESTE MUNDO. ALGUMAS ENCONTRAM-SE ENTRE AS QUE CONSEGUIRAM MELHORES RENTABILIDADES E DE FORMA MAIS CONSISTENTE DENTRO DO MERCADO.»
PG 318
«
...ATACAR OS DEPÓSITOS ATRAVÉS DA CONFISCAÇÃO [CHIPRE] NÃO É A SOLUÇÃO, PORQUE AFUNDA OS BANCOS DURANTE DÉCADAS. É O CONTRÁRIO.
UM MEIO REGULATÓRIO E JURÍDICO SEGURO PARA QUE INVESTIR SEJA
ATRATIVO. CONVERTAR A DÍVIDA BANCÁRIA EM AÇÕES DE FORMA ORDENADA MAS DISCIPLINADA E CONSTANTE, E QUE SEJA ENTENDIDO COMO UM BOM INVESTIMENTO, NÃO COMO UM RISCO.
É DURO, AS BOLSAS DESCEM, NÃO SE PODE FAZER EM DOIS DIAS E NÃO SE FAZ A PREÇOS ELEVADOS. MAS É MUITO MENOS DURO DO QUE ACABAR EM CORRALITOS, NUMA ENORME CONTRAÇÃO ECONÓMICA E EM RISCO SISTÉMICO.
____
29
CORRALITO BANCÁRIO
MEDIDA ADOTADA PELO EX-PRESIDENTE ARGENTINO FERNANDO DE LA RÚA EM DEZEMBRO DE 2001.
CONSISTIU NO CONGELAMENTO DOS DEPÓSITOS DOS AFORRADORES E NA IMPOSIÇÃO DE LIMITES À RETIRADA DE FUNDOS. (N. dos T.)
Sem comentários:
Enviar um comentário