WWW.PUBLICO.PT 26 JAN 2015
PAULO TRIGO PEREIRA. OPINIÃO
E SE A COMPRA DE DÍVIDA SOBERANA NÃO FUNCIONAR?
« O PESO DA DÍVIDA PÚBLICA É EXCESSIVO EM RELAÇÃO AO CRESCIMENTO ECONÓMICO, QUE NÃO É SUFICIENTEMENTE ROBUSTO PARA A SERVIR (JUROS) E IR PAGANDO (AMORTIZAÇÕES).
AS ABORDAGENS DE TSIPRAS E DRAGHI SÃO DUAS FORMAS DISTINTAS DE LIDAR COM O MESMO PROBLEMA.
ALEXIS QUER REDUZIR A DIMENSÃO DA DÍVIDA (O STOCK), REESTRUTURANDO-O COM UM PERDÃO PARCIAL, O QUE IMPLICARIA OBVIAMENTE IMPOR PERDAS AOS CREDORES. O SEU MÉRITO É DAR VISIBILIDADE A UM PROBLEMA REAL, MAS O DEMÉRITO É O DE , NÃO APRESENTANDO SOLUÇÃO CREDÍVEL, ASSUSTAR OS PRÓPRIOS AFORRADORES GREGOS QUE JÁ DESLOCALIZARAM AS SUAS POUPANÇAS.
DRAGUI, AO FAZER O BCE COMPRAR DÍVIDA SOBERANA, INJECTA LIQUIDEZ, COMBATE A DEFLAÇÃO E REDUZ OS JUROS DA DÍVIDA.
PORÉM NÃO REDUZ O STOK (PARTE DA DÍVIDA APENAS SE TRANSFERE PROGRESSIVAMENTE DE VÁRIOS CREDORES - BANCOS, INSTITUIÇÕES EUROPEIAS, ETC. - PARA O BCE).
A REDUÇÃO DOS JUROS DERIVA DE UM SISTEMA DE TRIANGULAÇÃO EM QUE PARTE DOS JUROS QUE PAGAMOS NOS SÃO DEVOLVIDOS, POIS O BCE REMUNERA O BANCO DE PORTUGAL QUE, POR SUA VEZ, PAGARÁ (MAIS ) DIVIDENDOS AO ESTADO.
O BCE AVANÇA COM PEQUENOS PASSOS E ESTE É DEVERAS MUITO IMPORTANTE!
OU HÁ CRESCIMENTO ECONÓMICO SIGNIFICATIVO NOS TRÊS ANOS, OU ESTAREMOS PROVAVELMENTE A FALAR NOUTRAS MEDIDAS MAIS DRÁSTICAS PARA LIDAR COM A DÍVIDA PÚBLICA, COMO SEJA A SUA TRANSFORMAÇÃO EM DÍVIDA PERPÉTUA, PELO MENOS A DETIDA PELO BCE.
NESTE CASO, O STOCK NÃO DIMINUIRIA, MAS PARTE SUBSTANCIAL, DETIDA PELO BCE, NÃO TERIA QUE SER PAGA.
SE A PRAZO A INFLAÇÃO NÃO FOR ELEVADA, E A ECONOMIA NÃO DER GRANDES SINAIS DE RETOMA, ISTO É, SE O ACTUAL PROGRAMA DE COMPRA DE DÍVIDA E AS REFORMAS ESTRUTURAIS NOS PAÍSES DA UNIÃO NÃO FOREM SUFICIENTES, HAVERÁ DECERTO NOVAS MEDIDAS A IMPLEMENTAR, PARA SALVAR O EURO E O PROJECTO POLÍTICO EUROPEU.»
2.
J.NEGÓCIOS 23 JAN 2015
PAG 31 OPINIÃO
CAMILO LOURENÇO A COR DO DINHEIRO
A QUIMIOTERAPIA DO BCE VAI FUNCIONAR?
3.
OBSERVADOR 22 JAN 2015
PAULO DE ALMEIDA SANDE
QE: A BOMBA É DE NEUTRÕES
«...
E FEZ-SE HISTÓRIA: O CONSELHO DE GOVERNADORES DO BANCO CENTRAL EUROPEU DECIDIU-SE POR PROGRAMA MASSIVO DE COMPRA DE DÍVIDA PÚBLICA: 1,1 BILIÕES DE EUROS NO TOTAL.[1.100.000.000.000 EUROS] OU [1,1 MILHÕES DE MILHÕES DE EUROS], 60 MIL MILHÕES DE EUROS POR MÊS A COMEÇAR JÁ EM MARÇO, MUITO ACIMA DOS 500 OU 600 MIL MILHÕES SUGERIDOS NOS ÚLTIMOS DIAS (O PIB PORTUGUÊS É DA ORDEM DOS 172 MIL MILHÕES), DE DÍVIDA ACIMA DE "LIXO", COM NOTAÇÕES DE RISCO DE INVESTIMENTO (INCLUINDO POIS A DÍVIDA PORTUGUESA).
É UM "QUANTITATIVE EASING" (QE) , USADO NOS ÚLTIMOS ANOS COM ABUNDÂNCIA POR PAÍSES COMO OS EUA.
PORTUGAL VAI VENDER 1.450 MILHÕES POR MÊS, 2,5% DO TOTAL DA "BAZOOCA".
...
»
...
4.
JORNAL DE NEGÓCIOS 23 JAN 2015
PÁGINA 19
RUI PERES JORGE
COMO VAI FUNCIONAR A COMPRA DE DÍVIDA?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3fQNrXOddZ3tLwrCHV2DPMm7t7bqATlvxhrR3yXpLiguAhnigvjEfD9UJXZXHQay0QguaJDQ1dct58S2Rja20apVc8NDF-LX3vqrOsaAcrNz2HI7913Jf2b6cJuz9XbYGrVl6HO1wAThB/s1600/COMO+VAI+FUNCIONAR+A+COMPRA+DA+D%C3%8DVIDA_3.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário