O DINHEIRO
MÁRIO COUTINHO DOS SANTOS
FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS, 2015 [Nº 57]. 92 PÁGINAS.
1.
"A CRIAÇÃO DE DINHEIRO PELOS BANCOS COMERCIAIS..."
PÁGINAS 47, 48
«
.... A CRIAÇÃO DE DINHEIRO PELOS BANCOS COMERCIAIS DECORRE DA PRÁTICA BANCÁRIA DE MANTER APENAS UMA FRACÇÃO DOS DEPÓSITOS RECEBIDOS SOB A FORMA DE DINHEIRO E DE OUTROS ACTIVOS FINANCEIROS DE ELEVADO GRAU DE LIQUIDEZ, E DE EMPRESTAR O RESTANTE, AO MESMO TEMPO QUE MANTÊM A OBRIGATORIEDADE DE HONRAR O LEVANTAMENTO DOS DEPÓSITOS, A TODO O TEMPO IMEDIATAMENTE EXIGÍVEIS, PELOS DEPOSITANTES.
IMAGINE O LEITOR QUE O BANCO 'FAZ-DE-CONTA' RECEBE UM DEPÓSITO NO MONTANTE, POR EXEMPLO, DE MIL EUROS. ADMITA AINDA QUE O REGULADOR DESSE SISTEMA BANCÁRIO, IMPÕE AOS BANCOS QUE MANTENHAM, OBRIGATORIAMENTE, UMA PERCENTAGEM DE , DIGAMOS, 10%, DO VALOR DE TODOS OS DEPÓSITOS RECEBIDOS COMO RESERVA, PARA FAZER FACE AOS LEVANTAMENTOS QUE OS DEPOSITANTES EFECTUEM.
ASSIM, O BANCO 'FAZ-DE-CONTA' DEPOIS DE TER CONSTITUÍDO A RESERVA DE CEM EUROS (10% DOS MIL EUROS DEPOSITADOS) A QUE ESTÁ OBRIGADO, PODE DISPOR DE NOVECENTOS EUROS, A DIFERENÇA ENTRE OS VALORES DO DEPÓSITO E A RESERVA OBRIGATÓRIA, PARA REALIZAR UM EMPRÉSTIMO NAQUELE MONTANTE. O VALOR DO EMPRÉSTIMO CORRESPONDE, DE FACTO, À CRIAÇÃO DE DINHEIRO QUE ATÉ ÀQUELE MOMENTO NÃO EXISTIA.
COM O DEPÓSITO DO PRODUTO DO CRÉDITO CONCEDIDO PELO BANCO 'FAZ-DE-CONTA', NOVECENTOS EUROS, NA CONTA DO BENEFICIÁRIO DO EMPRÉSTIMO, O BANCO, APÓS FAZER A RESERVA OBRIGATÓRIA DE 10% DO VALOR DO DEPÓSITO, PODERÁ VOLTAR A CRIAR DINHEIRO AO CONCEDER UM NOVO EMPRÉSTIMO NO MONTANTE DE OITOCENTOS E DEZ EUROS, OU SEJA, A DIFERENÇA ENTRE OS NOVECENTOS EUROS DO DEPÓSITO E OS NOVENTA EUROS DA RESERVA.
...
O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE DINHEIRO PELO BANCO 'FAZ-DE-CONTA' CONTINUA COM CADA NOVO DEPÓSITO E SUBSEQUENTE EMPRÉSTIMO.
EMBORA O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE DINHEIRO POSSA CONTINUAR PARA SEMPRE, ELE NÃO PERMITE CRIAR UMA QUANTIDADE INFINITA DE DINHEIRO, A NÃO SER QUE A PERCENTAGEM DA RESERVA OBRIGATÓRIA IMPOSTA PELO REGULADOR BANCÁRIO, FOSSE IGUAL A ZERO. [14]
...
[...
NAS CONDIÇÕES ASSUMIDAS NA ILUSTRAÇÃO DESCRITA NO TEXTO O VALOR DA CRIAÇÃO DE DINHEIRO ATINGIRIA DEZ MIL EUROS.]
»
2.
PÁGINA 50
[DO] QUADRO I
AGREGADO MONETÁRIO ESTREITO NA ÁREA DO EURO, M1
VALORES NO FINAL DO PERÍODO EM MIL MILHÕES DE EUROS | SEM CORRECÇÃO DA SAZONALIDADE
2014
CIRCULAÇÃO MONETÁRIA (16%) 980, 6 [980.600.000.000 EUROS]
DEPÓSITOS À ORDEM (84%) 4.976
[4.976.000.000.000 EUROS]
AGREGADO M1 (100%) 5.956,7
[5.956.700.000.000 EUROS]
FONTE: ESTATÍSTICAS MONETÁRIAS - BANCO CENTRAL EUROPEU
Sem comentários:
Enviar um comentário