sábado, 14 de maio de 2016

EDP - " CARO MIGUEL SOUSA TAVARES "

EXPRESSO 7 MAIO 2016


PÁGINA 36

CARTAS



EDUARDO CATROGA





 "CARO MIGUEL SOUSA TAVARES "


   « A PROPÓSITO DA SUA 'DIATRIBE' RELATIVA À MINHA PESSOA NA SUA ÚLTIMA CRÓNICA NO EXPRESSO, DEVO DIZER-LHE QUE VOCÊ PARTE DE PRESSUPOSTOS IMPERFEITOS, CONSTRUÍDOS A PARTIR DE UMAS 'PALAVRAS SOLTAS' CAPTADAS OCASIONALMENTE E DESLIGADAS DO CONTEXTO.


A EDP OPERA EM 14 PAÍSES E TEM NATURALMENTE RELAÇÕES TÉCNICAS E INSTITUCIONAIS COM OS RESPECTIVOS GOVERNOS E REGULADORES DO SECTOR ELÉCTRICO, NOMEADAMENTE ONDE TEM ATIVOS MAIS SIGNIFICATIVOS (PORTUGAL, ESPANHA, BRASIL E EUA).

A ESTRUTURA ACIONISTA ENGLOBA MAIS DE 140.000 ACIONISTAS, SENDO DE DESTACAR OS ACIONISTAS CHINESES E AMERICANOS - QUASE COM A MESMA POSIÇÃO - E TAMBÉM INVESTIDORES ÁRABES, NORUEGUESES, ESPANHÓIS, PORTUGUESES, ETC.

É A EMPRESA QUE MAIS INVESTE EM PORTUGAL E QUE MAIS IMPOSTOS PAGA, O CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO (CGS), A QUE PRESIDO, É CONSTITUÍDO POR UMA MAIORIA DE MEMBROS INDEPENDENTES E PELOS ACIONISTAS DE REFERÊNCIA ASSUMIDOS COMO INVESTIDORES DE LONGO PRAZO, O CGS TEM FUNÇÕES ESTATUTÁRIAS NA APROVAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO, ORÇAMENTO, INVESTIMENTOS E DESINVESTIMENTOS, OPERAÇÕES DE FINANCIAMENTO MAIS IMPORTANTES, ALÉM DO ACONSELHAMENTO E DA SUPERVISÃO ESTRATÉGICA E OPERACIONAL DA ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVA DA EMPRESA.

EU SOU O REPRESENTANTE PERMANENTE DOS ACIONISTAS E PROCURO DEFENDER OS SEUS INTERESSES LEGÍTIMOS E OS DA EMPRESA, SEGUINDO PRINCÍPIOS TÉCNICOS E ÉTICOS SÓLIDOS E TRANSPARENTES; A INTERAÇÃO COM O GOVERNO DE PORTUGAL É ASSIM NATURAL.

TANTO EU, COMO O CHEFE DO EXECUTIVO, REUNIMOS REGULARMENTE, INDIVIDUAL OU CONJUNTAMENTE, COM MEMBROS DO GOVERNO E MESMO COM O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, SEMPRE QUE SE JUSTIFIQUE.

O MESMO ACONTECE COM OS ACIONISTAS MAIS IMPORTANTES, DE ORIGEM CHINESA E AMERICANA.

SÃO CONHECIDAS ALGUMAS QUESTÕES PENDENTES, DE ORDEM FISCAL E DE INTERPRETAÇÃO REGULATÓRIA, QUE A EDP PROCURA VER SOLUCIONADAS EM TERMOS DE RACIONALIDADE ECONÓMICA E DE LEGALIDADE, É TAMBÉM RECONHECIDA A POSTURA CONSTRUTIVA DA EDP, NA BUSCA DE SOLUÇÕES EQUILIBRADAS (...).

 EDUARDO CATROGA

 » 


Sem comentários:

Enviar um comentário