domingo, 23 de junho de 2013

1.
QUANTO IRIA VALER UM ESCUDO?
JOÃO DUQUE
Expresso, 21 de Junho.

Mais um cenário de saída do euro.
2.
"AS EUROBONDS SÃO UMA IDEIA ESTÚPIDA"
ROBERTO PEROTTI, UNIVERSIDADE BOCCONI, MILÃO
 
AUSTERIDADE
 
...Excertos
"As eurobonds (euro-obrigações) são uma ideia estúpida que, felizmente, nunca será aplicada", diz-nos o italiano Roberto Perotti, doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e professor de Economia na Universidade Bocconi, em Milão.
"Acho incrível que muita gente no Sul da Europa continue a propor versões desta ideia. A Alemanha não pode assumir os riscos de todos os países da periferia (da zona euro) e se, por acaso, as euro-obrigações fossem concretizadas gerariam um tal ressentimento na opinião pública alemã que isso selaria a morte da zona euro", explica Peritti que considera um aventureirismo político essa proposta que tem corrido entre políticos europeus e economistas ocidentais de renome.
Perotti, de 51 anos, insiste na questão alemã, um aspeto geopolítico que ainda em maio desenvolveu em Washington DC perante a Reserva Federal norte-americana, no âmbito da audição dos consultores académicos.
...
Em Washington, na conferência que proferiu sobre" A crise da dívida soberana na Europa - Lições do passado, questões para o futuro", o académico italiano referiu que há uma variante de euro-obrigações que são admissíveis de discusão - a proposta do grupo Euro-nomics liderado por Markus Brunnermeir, um académico da Universidade de Princeton, apresentada em 2011. Designadas pela sigla ESBies - European Safe Bonds, obrigações europeias seguras, não envolveriam nenhuma transferência entre países da zona euro."
 
Austeridade
"As consolidações são necessárias por três razões: para reduzir a taxa nominal de juro; tornam possível a moderação salarial; e podem favorecer um disparo de exportação".
...
Jorge Nascimento Rodrigues. Expresso, Economia, de 22 de Junho, pg. 15.
economia@expresso.impresa.pt
 
3.
"SE VÍTOR GASPAR SAIR, ENTRA UM GASPAR II"
Miguel Cadilhe. Economista e ex- ministro das Finanças.

ENTREVISTA
Expresso, Economia, de 22 de Junho, pg. 06
 
...Excerto
"O ex-ministro Miguel Cadilhe vai avançar com uma nova versão do livro " O Sobrepeso do Estado em Portugal", que será apresentado em julho por Silva Peneda, outro ex-ministro e amigo do autor. Cadilhe defende a venda do ouro português para financiar a reforma do Estado, elogia Vítor Gaspar e diz que Paulo Portas tem a obrigação de se explicar no caso dos submarinos ".
 
Factos sobre o ouro
  • Em 1974, o stock do ouro do Banco de Portugal (BdP) era de 866 toneladas. Em 2011 estava nas 382,5 toneladas, valendo €15.000 milhões. 
  • Entre 2003 e 2006 o BdP vendeu 209 toneladas. Se na altura as vendas não perturbaram o mercado do ouro, esse argumento também não colhe agora. Cadilhe perguntou mas não sabe o destino dessa receita. 
4.
Novo memorando em 2014
 

5.
As PPP ou o custo do Estado fraco e os "swaps da irresponsabilidade"
Negócios. 21 de Junho, pg. 32.
 
 6.
O MEU PROGRAMA DE GOVERNO
JOSÉ GOMES FERREIRA
Está a sair. Já encomendei e quando chegar terá prioridade. Aguardo um bom livro, vindo de quem vem.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário