1.
sol, 17 JAN 2014, pg 39
José Ferreira Machado, ESTADOS DE ALMA
FUGAS DE CÉREBROS
«Poucos assuntos levantam tantas comoções colectivas como a 'fuga de cérebros'(êxodo, chamam-lhe alguns), ou seja, mais singelamente, a emigração de jovens com educação superior. Esta situação é muitas vezes apresentada como uma consequência da crise e um dos malefícios da austeridade.
...
Resulta de dois factores essenciais, (se quisermos, a 'oferta e a procura'): por um lado, a deslocalização para fora do país dos mais importantes centros de racionalidade (eg.head-quarters de empresas) onde estão localizados as carreiras mais interessantes; por outro, a boa qualidade de formação académica em Portugal, o domínio do inglês e o perfil aberto ao mundo da generalidade dos nossos jovens.»
...
«Um director financeiro de uma empresa queixava-se ao seu director-geral e presidente: «O que acontecerá se investirmos no desenvolvimento das nossas pessoas e elas, depois, nos abandonarem?». «O que acontecerá se não o fizermos e elas ficarem?» retorquiu o presidente da empresa.»
2.
Ângela Silva,Expresso 11 JAN 2014, pg 05
Política
Ex-ministros Gaspar candidatou-se a alto cargo no Fundo. Álvaro ocupa lugar de topo na OCDE.
«OS DOIS INDEPENDENTES MAIS ODIADOS DO GOVERNO DE PASSOS LANÇAM-SE EM VOOS INTERNACIONAIS»
sol,17 JAN , pg 05
3.
Pedro Santos Guerreiro, Expresso, Primeiro Caderno 11JAN 2014, pg 04
José Luís Arnaut
«Bagão Félix costumava dizer que melhor do que ser ministro é ser ex-ministro.Isso era dantes. Agora melhor do que ser ministro é trabalhar com bancos que trabalham com ministros.
Ora siga este filme: ...»
Sem comentários:
Enviar um comentário