Jornal de Negócios, 21 MAR 2014 pg 18
«NOVAS FÓRMULAS DE CÁLCULO ACORDADAS PELOS GOVERNOS DA UNIÃO EUROPEIA NA QUARTA FEIRA EM BRUXELAS»
«O DÉFICE ORÇAMENTAL ESTRUTURAL PORTUGUÊS - AQUELE QUE DESCONTA O EFEITO DA RECESSÃO E QUE É UTILIZADO NAS CONTAS DE BRUXELAS - É AFINAL INFERIOR AO QUE SE PENSA E ISSO SIGNIFICA QUE PORTUGAL NECESSITA DE MENOS AUSTERIDADE PARA ATINGIR A META DE DÉFICE INSCRITA NO TRATADO ORÇAMENTAL EUROPEU.
É TUDO UMA QUESTÃO DE NOVAS FORMULAS DE CÁLCULO ACORDADAS PELOS GOVERNOS DA UNIÃO EUROPEIA NA QUARTA FEIRA EM BRUXELAS, E QUE SERÃO APLICADAS JÁ NAS NOVAS ESTIMATIVAS PUBLICADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA EM MAIO.
A ALTERAÇÃO, NOTICIADA ONTEM À TARDE [20 MARÇO] PELO "WALL STREET JOURNAL" E CONFIRMADO AO NEGÓCIOS POR FONTE OFICIAL DA COMISSÃO EUROPEIA, FECHA UMA JÁ LONGA HISTÓRIA SOBRE A FORMA COMO BRUXELAS CALCULA O PIB POTENCIAL E O DESEMPREGO ESTRUTURAL NAS ECONOMIAS EUROPEIAS, COM ESPECIAL ENFOQUE NAS MAIS AFECTADAS PELA CRISE.
COM A NOVA METODOLOGIA, O PIB PORTUGUÊS É AFINAL MAIOR DO QUE O ASSUMIDO, O QUE SIGNIFICA, AO MESMO TEMPO, QUE A PARTE DO DESEMPREGO QUE É ESTRUTURAL É MENOR.
HÁ VÁRIAS CONSEQUÊNCIAS DESTA ALTERAÇÃO, MAS UMA DAS MAIS IMPORTANTES É UMA REDUÇÃO DO DÉFICE ESTRUTURAL.
POR EXEMPLO, NAS ÚLTIMAS PREVISÕES DE BRUXELAS, O DÉFICE ORÇAMENTAL DE 2013 DEVERÁ RONDAR OS 5,5% DO PIB. SEGUNDO A METODOLOGIA VIGENTE, 1,8 PONTOS RESULTAM DA RECESSÃO, E OS RESTANTES 3,7 PONTOS SÃO O CHAMADO "DÉFICE ESTRUTURAL".
ESTE É O DESEQUILÍBRIO QUE, NAS REGRAS EUROPEIAS, PORTUGAL TERÁ DE REDUZIR PARA 0,5% DO PIB NOS PRÓXIMOS TRÊS A QUATRO ANOS, ATRAVÉS DE MEDIDAS DE AUSTERIDADE.
O QUE BRUXELAS VIRÁ CONCRETIZAR EM MAIO É QUE O DÉFICE ESTRUTURAL É, AFINAL, MAIS BAIXO, PELO QUE SERÃO NECESSÁRIAS MENOS MEDIDAS DE AUSTERIDADE PARA ATINGIR O CHAMADO "OBJECTIVO DE MÉDIO PRAZO".
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O ACORDO FOI FINALMENTE CONSEGUIDO NA QUARTA-FEIRA NO COMITÉ DE POLÍTICA ECONÓMICA, ONDE ESTÃO REPRESENTADOS TODOS OS MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS DOS ESTADOS-MEMBROS DA UE, O QUAL PREPARA O TRABALHO DO CONSELHO DO ECOFIN - TENDO PODER PARA TOMAR ALGUMAS DECISÕES, COMO ACONTECE NESTE CASO.
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2.
Pedro Santos Guerreiro [Director-Executivo]>Expresso, Primeiro Caderno 22 MAR 2014 pg 04
SILÊNCIO QUE SE VAI PAGAR A DÍVIDA
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AS OBRIGAÇÕES PORTUGUESAS A 10 ANOS FECHARAM ONTEM [21 MARÇO] NO VALOR A QUE ESTAVAM ANTES DA CRISE DO EURO.
PELA PRIMEIRA VEZ.
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É TAMBÉM ÓBVIO QUE UM PERDÃO GENERALIZADO DE DÍVIDA É IMPENSÁVEL, ... POIS GRANDE PARTE DA DÍVIDA É HOJE INTERNA: DEVEMO-NOS DINHEIRO;
AOS NOSSOS BANCOS, AO NOSSO FUNDO DE SEGURANÇA SOCIAL, AOS NOSSOS AFORRADORES, QUE AINDA NOS ÚLTIMOS QUATRO MESES INVESTIRAM MIL MILHÕES EM CERTIFICADOS DO TESOURO.
TODA ESTA GENTE PERDERIA. E OS BANCOS TERIAM DE SER RECAPITALIZADOS COM DINHEIRO...DO ESTADO.
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SOMOS O SEXTO PAÍS DO MUNDO COM MAIOR PESO DE DÍVIDA NO PIB E TEMOS DOS MAIS MEDÍOCRES REGISTOS DE CRESCIMENTO ECONÓMICO.
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O CHINFRIM SOBRE A DÍVIDA PÚBLICA DEIXA SEMPRE DE FORA O ENDIVIDAMENTO PRIVADO: SÃO 280.000 MILHÕES DE EUROS E, LAMENTO DIZÊ-LO, TAMBÉM NÃO SERÃO PAGOS NA TOTALIDADE.
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CHIU? MESMO?»
3.
Miguel Frasquilho > Jornal de Negócios 18 MAR 2014 pg 35
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É QUE, PREVISIVELMENTE, TERÁ LUGAR, DEPOIS DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS, UM TERCEIRO RESGATE À GRÉCIA, A 50 ANOS E COM JUROS MUITO BAIXOS - CONDIÇÕES QUE PODERÃO SER ESTENDIDAS A PAÍSES ENCARADOS COMO CUMPRIDORES, COMO PORTUGAL E IRLANDA, DE MOLDE A FACILITAR O PAGAMENTO DAS SUAS DÍVIDAS.
MAS ESTAS COISAS NÃO SE ANUNCIAM - FAZEM-SE, ACERTAM-SE DISCRETAMENTE COM OS CREDORES, LONGE DE UM MEDIATISMO QUE PODE SER (MUITO) PREJUDICIAL.
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