segunda-feira, 24 de março de 2014

VAI SER PRECISA MENOS AUSTERIDADE PARA EQUILIBRAR AS CONTAS PÚBLICAS

1.

Jornal de Negócios, 21 MAR 2014 pg 18



«NOVAS FÓRMULAS DE CÁLCULO ACORDADAS PELOS GOVERNOS DA UNIÃO EUROPEIA NA QUARTA FEIRA EM BRUXELAS»



«O DÉFICE ORÇAMENTAL ESTRUTURAL PORTUGUÊS - AQUELE QUE DESCONTA O EFEITO DA RECESSÃO E QUE É UTILIZADO NAS CONTAS DE BRUXELAS - É AFINAL INFERIOR AO QUE SE PENSA E ISSO SIGNIFICA QUE PORTUGAL NECESSITA DE MENOS AUSTERIDADE PARA ATINGIR A META DE DÉFICE INSCRITA NO TRATADO ORÇAMENTAL EUROPEU.

É TUDO UMA QUESTÃO DE NOVAS FORMULAS DE CÁLCULO ACORDADAS PELOS GOVERNOS DA UNIÃO EUROPEIA NA QUARTA FEIRA EM BRUXELAS, E QUE SERÃO APLICADAS JÁ NAS NOVAS ESTIMATIVAS PUBLICADAS PELA COMISSÃO EUROPEIA EM MAIO.

A ALTERAÇÃO, NOTICIADA ONTEM À TARDE [20 MARÇO] PELO "WALL STREET JOURNAL" E CONFIRMADO AO NEGÓCIOS POR FONTE OFICIAL DA COMISSÃO EUROPEIA, FECHA UMA JÁ LONGA HISTÓRIA SOBRE A FORMA COMO BRUXELAS CALCULA O PIB POTENCIAL E O DESEMPREGO ESTRUTURAL NAS ECONOMIAS EUROPEIAS, COM ESPECIAL ENFOQUE NAS MAIS AFECTADAS PELA CRISE.

COM A NOVA METODOLOGIA, O PIB PORTUGUÊS É AFINAL MAIOR DO QUE O ASSUMIDO, O QUE SIGNIFICA, AO MESMO TEMPO, QUE A PARTE DO DESEMPREGO QUE É ESTRUTURAL É MENOR. 
HÁ VÁRIAS CONSEQUÊNCIAS DESTA ALTERAÇÃO, MAS UMA DAS MAIS IMPORTANTES É UMA REDUÇÃO DO DÉFICE ESTRUTURAL.

POR EXEMPLO, NAS ÚLTIMAS PREVISÕES DE BRUXELAS, O DÉFICE ORÇAMENTAL DE 2013 DEVERÁ RONDAR OS 5,5% DO PIB. SEGUNDO A METODOLOGIA VIGENTE, 1,8 PONTOS RESULTAM DA RECESSÃO, E OS RESTANTES 3,7 PONTOS SÃO O CHAMADO "DÉFICE ESTRUTURAL".
ESTE É O DESEQUILÍBRIO QUE, NAS REGRAS EUROPEIAS, PORTUGAL TERÁ DE REDUZIR PARA 0,5% DO PIB NOS PRÓXIMOS TRÊS A QUATRO ANOS, ATRAVÉS DE MEDIDAS DE AUSTERIDADE.

O QUE BRUXELAS VIRÁ CONCRETIZAR EM MAIO É QUE O DÉFICE ESTRUTURAL É, AFINAL, MAIS BAIXO, PELO QUE SERÃO NECESSÁRIAS MENOS MEDIDAS DE AUSTERIDADE PARA ATINGIR O CHAMADO "OBJECTIVO DE MÉDIO PRAZO".

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O ACORDO FOI FINALMENTE CONSEGUIDO NA QUARTA-FEIRA NO COMITÉ DE POLÍTICA ECONÓMICA, ONDE ESTÃO REPRESENTADOS TODOS OS MINISTÉRIOS DAS FINANÇAS DOS ESTADOS-MEMBROS DA UE, O QUAL PREPARA O TRABALHO DO CONSELHO DO ECOFIN - TENDO PODER PARA TOMAR ALGUMAS DECISÕES, COMO ACONTECE NESTE CASO.

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2.

Pedro Santos Guerreiro [Director-Executivo]>Expresso, Primeiro Caderno 22 MAR 2014 pg 04



SILÊNCIO QUE SE VAI PAGAR A DÍVIDA

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AS OBRIGAÇÕES PORTUGUESAS A 10 ANOS FECHARAM ONTEM [21 MARÇO] NO VALOR A QUE ESTAVAM ANTES DA CRISE DO EURO.
PELA PRIMEIRA VEZ. 

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É TAMBÉM ÓBVIO QUE UM PERDÃO GENERALIZADO DE DÍVIDA É IMPENSÁVEL, ... POIS GRANDE PARTE DA DÍVIDA É HOJE INTERNA: DEVEMO-NOS DINHEIRO;
AOS NOSSOS BANCOS, AO NOSSO FUNDO DE SEGURANÇA SOCIAL, AOS NOSSOS AFORRADORES, QUE AINDA NOS ÚLTIMOS QUATRO MESES INVESTIRAM MIL MILHÕES EM CERTIFICADOS DO TESOURO.
TODA ESTA GENTE PERDERIA. E OS BANCOS TERIAM DE SER RECAPITALIZADOS COM DINHEIRO...DO ESTADO.
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SOMOS O SEXTO PAÍS DO MUNDO COM MAIOR PESO DE DÍVIDA NO PIB E TEMOS DOS MAIS MEDÍOCRES REGISTOS DE CRESCIMENTO ECONÓMICO.
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O CHINFRIM SOBRE A DÍVIDA PÚBLICA DEIXA SEMPRE DE FORA O ENDIVIDAMENTO PRIVADO: SÃO 280.000 MILHÕES DE EUROS E, LAMENTO DIZÊ-LO, TAMBÉM NÃO SERÃO PAGOS NA TOTALIDADE.
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CHIU? MESMO?»







3.


Miguel Frasquilho > Jornal de Negócios 18 MAR 2014 pg 35



«...


É QUE, PREVISIVELMENTE, TERÁ LUGAR, DEPOIS DAS ELEIÇÕES EUROPEIAS, UM TERCEIRO RESGATE À GRÉCIA, A 50 ANOS E COM JUROS MUITO BAIXOS - CONDIÇÕES QUE PODERÃO SER ESTENDIDAS A PAÍSES ENCARADOS COMO CUMPRIDORES, COMO PORTUGAL E IRLANDA, DE MOLDE A FACILITAR O PAGAMENTO DAS SUAS DÍVIDAS.

MAS ESTAS COISAS NÃO SE ANUNCIAM - FAZEM-SE, ACERTAM-SE DISCRETAMENTE COM OS CREDORES, LONGE DE UM MEDIATISMO QUE PODE SER (MUITO) PREJUDICIAL.
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