O MASSACRE DOS JUDEUS
LISBOA, 19 DE ABRIL DE 1506
O MASSACRE DOS JUDEUS
SUSANA BASTOS MATEUS
PAULO MENDES PINTO
ALHETEIA, 2007. 161 Pgs.
«
PRÓLOGO
...
NESSA DATA, HÁ POUCO MAIS DE 500 ANOS, NA CIDADE DE LISBOA, DAVA-SE UMA ENORME MATANÇA DE CRISTÃOS-NOVOS - 4000, TALVEZ.
...»
1.1
FOTO
LARGO DE SÃO DOMINGOS - LISBOA
«1506-2006
EM MEMÓRIA DOS MILHARES DE JUDEUS VÍTIMAS DA INTOLERÂNCIA E DO FANATISMO RELIGIOSO ASSASSINADOS NO MASSACRE INICIADO A 19 DE ABRIL DE 1506 NESTE LARGO
pg 9
«...MAS TAMBÉM AS OUTRAS TENTATIVAS E ENTRADAS BRUTAIS NAS JUDIARIAS DE LISBOA.
EM 1385 FOI O MESTRE DE AVIS QUE CONSEGUIU PARAR A INVASÃO; EM 1449 FORAM AS AUTORIDADES DE D. AFONSO V; EM 1482, AS DE D. JOÃO II.
POUCOS MESES ANTES DO 19 DE ABRIL DE 1506, TUDO PODERIA TER ACONTECIDO NUM OUTRO EPISÓDIO MESQUINHO.
....
»pg 149
« ÉDITO DE EXPULSÃO DE PORTUGAL
QUE JUDEUS E MOUROS SE SAIAM DESTES REYNOS, E NOM MOREM, NEM ESTES NELLES.
PORQUE TODO FIEL CHRISTÃO SOBRE TODAS AS COUSAS HE OBRIGUADO FAZER AQUELLAS QUE SAM SERUIÇO DE NOSSO SENHOR, ACRESCENTAMENTO DE SUA SANCTA FEE CATHÓLICA, E A ESTAS NOM SOOMENTE DEUEM POSPOER TODOS OS GUANHOS E PERDAS DESTE MUNDO, AINDA AS PROPRIAS VIDAS,
...
E MANDAMOS, QUE DA PUBRICAÇAM DESTA NOSSA LEY, E DETERMINAÇAM ATÁ PER TODO O MEZ D'OUTUBRO DO ANNO DO NASCIMENTO DE NOSSO SENHOR DE MIL E QUATROCENTOS E NOUENTA E SETE, TODOS OS JUDEUS, E MORUROS FORROS, QUEM EM NOSSOS REYNOS OUUER, SE SAIAM FÓRA DELLES, SOB PENA DE MORTE NATURAL, E PERDER AS FAZENDAS, PERA QUEM OS ACUSAR.
...
»
pg 143 - 148
« ÉDITO DE EXPULSÃO DE ESPANHA
LOS REYES FERNANDO Y ISABEL, POR LA GRACIA DE DIOS,
...Y A TODOS LOS JUDÓS HOMBRES E MUJERES DE QUALQUER EDAD...
...
DADO EN ESTA CIUDADE DE GRANADA EL TREINTA Y UNO DÍA DE MARZO DEL AÑO DE NUESTRO SEÑOR JESUCRISTO DE 1492.
FIRMADO YO, EL REY, YO LA REINA, Y JUAN DE LA COLONIA SECRETARIO DEL REY E LA REINA QUIEN LO HA ESCRITO POR ORDEN DE SUS MAJESTADES.
»
CHRISTÃOS NOVOS E CHRISTÃOS VELHOS EM PORTUGAL
[ORIGEM DA DENOMINAÇÃO]
A.N. RIBEIRO SANCHES
TRANSCRIÇÃO PALEOGRÁFICA E PREFÁCIO RAUL REGO [ 1913-2002]
SÁ DA COSTA EDITORA, 2010 (3ª Edição)
1ª Edição, 1956. (62 PGS)
[ ANTÓNIO NUNES RIBEIRO SANCHES NASCEU EM PENAMACOR EM 7 DE MARÇO DE 1699 E FALECEU EM PARIS EM 14 DE OUTUBRO DE 1783]
2.
HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO EM PORTUGAL
DOS PRINCIPAIS ACTOS E PROCEDIMENTOS
JOSÉ LOURENÇO D. DE MENDONÇA E ANTÓNIO JOAQUIM MOREIRACÍRCULO DE LEITORES, 1980 (2ª Edição)
(NA "ORELHA" DA CAPA)
« INTRODUZIDA EM PORTUGAL EM 1536 - E SÓ EXTINTA EM 1821- A INQUISIÇÃO MARCOU TÃO PROFUNDAMENTE AS MENTALIDADES QUE A SUA ÚNICA HISTÓRIA COMPLETA CONHECEU UM LONGO OSTRACISMO.
NA VERDADE, A HISTÓRIA DOS PRINCIPAIS ACTOS E PROCEDIMENTOS DA INQUISIÇÃO EM PORTUGAL, ORGANIZADA À VISTA DE AUTORIZADOS DOCUMENTOS, COM A RELAÇÃO DOS AUTOS-DE-FÉ CELEBRADOS NESTE REINO E PRECEDIDA DE UMA LIGEIRA NOTÍCIA SOBRE A PRIMITIVA ORIGEM E INCREMENTO DO ALUDIDO TRIBUNAL APARECEU INTEGRADA NO CAPÍTULO IV DO TOMO IX DA HISTÓRIA DE PORTUGAL DE JOSÉ LOURENÇO DOMINGUES DE MENDONÇA, COMEÇADA A PUBLICAR EM 1842 MAS INTERROMPIDA NO TOMO XIII EM 1847.
GRANDE PARTE DO TEXTO DO ALUDIDO TOMO IX FORA EXTRAÍDO OU INSPIRADO NA "HISTÓRIA" DE LA VALLÉE E O IMPORTANTE DO SEU CONTEÚDO ERAM OS TRABALHOS DE ANTÓNIO JOAQUIM MOREIRA, FALECIDO EM 1865.
...
SABENDO-SE QUE O PROCESSO INQUISITORIAL - A CARGO DO TRIBUNAL DO SANTO OFÍCIO - ACEITAVA DENÚNCIAS, OCULTAVA O NOME DAS TESTEMUNHAS DE ACUSAÇÃO E TORNAVA QUASE INEXISTENTE A DEFESA DOS ACUSADOS, UTILIZANDO TODOS OS MEIOS DE TORTURA FÍSICA E MORAL, COMPREENDE-SE QUE SURJA NESTA HISTÓRIA DA INQUISIÇÃO EM PORTUGAL " A EXPOSIÇÃO DE FACTOS REVOLTANTES, PERNICIOSOS E ABOMINÁVEIS - O DESDOURO SOBRE A MAIS NOBRE, A MAIS SANTA E A MAIS VERDADEIRA DAS RELIGIÕES" »
«INTRODUÇÃO
MALANDRICE!...
...
A HISTÓRIA DE PORTUGAL DE MENDONÇA, COMO ERA CONHECIDA VULGARMENTE, NÃO CONSTA NAS BIBLIOTECAS DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA, DA ACADEMIA DA HISTÓRIA E DA SOCIEDADE DE GEOGRAFIA DE LISBOA.
EXISTE, DE FACTO, NA BIBLIOTECA NACIONAL DE LISBOA, MAS O SEU TOMO IX SÓ TEM O TEXTO ATÉ FINAL DO CAPÍTULO III, FALTANDO TODO O CAPÍTULO IV E, CONSEQUENTEMENTE, A HISTÓRIA DOS PRINCIPAIS ACTOS E PROCEDIMENTOS DA INQUISIÇÃO EM PORTUGAL, QUE FOI SUPRIMIDA OU ARRANCADA DO VOLUME RESPECTIVO.
ENCONTRA-SE COMPLETO O TOMO IX NO EXEMPLAR DA HISTÓRIA DE PORTUGAL, DE MENDONÇA, DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DO PORTO, DE ONDE OBTIVEMOS O TEXTO DA HISTÓRIA DOS PRINCIPAIS ACTOS E PROCEDIMENTOS DA INQUISIÇÃO, QUE, COM ORTOGRAFIA ACTUALIZADA, ORA SE REEDITA [...SÓ AGORA REAPARECE, APÓS UM OLVIDO SUPERIOR A CEM ANOS!] .
JOÃO PAULA FERREIRA
SETEMBRO, 1979»CRUZADAS...
[Apontamento
I CRUZADA 1095 - 99
II CRUZADA 1147 - 49
III CRUZADA 1189 -92
IV CRUZADA 1202 - 04
V CRUZADA 1217 - 21
VI CRUZADA 1228 - 29
VII E VIII 1248 - 54]
Nas pg 33, 34 e 35
«
...
INOCÊNCIO III...PUBLICOU UMA CRUZADA CONTRA OS ALBIGENCES.
... SÃO DOMINGOS COMEÇOU LOGO PREGANDO ENERGINAMENTE A CRUZADA...
...PARA QUE TUDO FICASSE COMPLETAMENTE ORGANIZADO, SÓ FALTAVA A NOMEAÇÃO DO RESPECTIVO CAPITÃO, QUE DE BEM SELECTAS PESQUISAS SOBRE AS QUALIDADES MORAIS-NO VERDADEIRO SENTIR DO PAPA - VEIO A RECAIR EM SIMÃO DE MONFORT 1).
...
A 2 DE JULHO DO ANO DE 1209 FORAM ESCALADOS OS MUROS DA CIDADE DE BEZIERS, TORNANDO-SE OS CRUZADOS SENHORES DA PRAÇA E PARA LOGO O SEU FANÁTICO ZELO SE ASSINALOU PELO EXERCÍCIO DA MAIS RAIVADA MATANÇA.
NADA FOI CAPAZ DE EMBOTAR OS GOLPES DESAPIEDADOS DOS CRISTÃOS, TUDO ERA DERRIBADO SOB A SUA ESPADA MORTICIDA.
... NENHUMA CRIATURA HUMANA, AINDA MESMO AS QUE NÃO PROFESSAVAM OS PRINCÍPIOS DOS CHAMADOS HEREJES, PODE ESCAPAR-SE AO FRENÉTICO ÓDIO DOS CRUZADOS, QUE SEGUNDO AS INSINUAÇÃOES DO LEGADO ABADE DE CITEAUX, DERAM MORTE INDISTINTAMENTE A CATÓLICOS E ALBIGENSES! 2)
...
____
1) QUEM ERA ESTE SIMÃO DE MONTFORT, NOS PERGUNTARÁ MUITO ANSIOSO O LEITOR, ESPERANDO QUE LHE FAÇAMOS UM DESENHO DO CARÁCTER DESTA PERSONAGEM IMPORTANTE. MAS DE QUE CORES NÃO PRECISARÍAMOS NÓS PARA BEM LHO DECORAR?
CONTUDO, PARA QUE DELE FAÇA ALGUMA IDEIA, E ESSA IMPERFEITA, DIR-LHE-EMOS: NÃO TEVE DÚVIDA EM FAZER DESOCULAR BARBARAMENTE SUA FILHA MARIA SÓ PORQUE ELA ALBERGARA EM SEU CORAÇÃO UM AMOR DESAPROVADO POR SEU PAI!
ISSO BASTA PARA QUE O LEITOR JULGUE QUAL ERA O CARÁCTER DESTE HOMEM DESNATURADO, QUE O PAPA CRIOU CHEFE DOS GUERREIROS CATÓLICOS.
2)
CONSTA QUE PERGUNTANDO OS LIDADORES CATÓLICOS AO ABADE DE CITEAUX COMO PODERIAM DISTINGUIR OS FIÉIS DOS ALBIGENSES, LHE RESPONDERA ESTE: "MATAI A TORTO E A DIREITO, POR ISSO QUE DEUS SABERÁ BEM CONHECER QUAIS SÃO OS SEUS!".
OH! IMPIEDADE BÁRBARA DUM SACERDOTE CRISTÃO!!!»
Sem comentários:
Enviar um comentário