sexta-feira, 4 de julho de 2014

BANCO ESPÍRITO SANTO

1.

9.618 MILHÕES DE EUROS...


SÓ SOMEI OS NÚMEROS EXPRESSOS NESTE ARTIGO DE JAL...
(PARA COMPARAÇÃO, OS JUROS DA DÍVIDA SOBERANA  EM 2013 OU 2014 - OU AS DESPESAS DA SAÚDE EM CADA ANO - SÃO DA ORDEM DOS 7.200 MILHÕES ...)

Sol 27 JUN 2014  Pg.56
JOSÉ ANTÓNIO LIMA  Dito & Feito


« APÓS MAIS DE DUAS DÉCADAS A LIDERAR O BES, NAS QUAIS ACUMULOU UM IMENSO PODER DE INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE PORTUGUESA, RICARDO SALGADO CHEGOU AO FIM DO SEU CONSULADO.


...

RICARDO SALGADO FOI AFASTADO COMPULSIVAMENTE DA GESTÃO DO BES APÓS AUDITORIA PEDIDA PELO BANCO DE PORTUGAL TER DESCOBERTO, HÁ CERCA DE SEIS MESES, A OCULTAÇÃO DE UM "BURACO" DE 1.300 MILHÕES DE EUROS, ENTRE 2008 E 2013, NAS HOLDING DO GRUPO, A ESPÍRITO SANTO INTERNATIONAL (ESI).

A ESSE FACTO PODE JUNTAR-SE UM "BURACO" DE 5.700 MILHÕES NO BES ANGOLA (BESA), BANCO NA DEPENDÊNCIA DIRECTA E MAIORITÁRIA DE SALGADO.

OU OS PREJUÍZOS DE 518 MILHÕES QUE O BES APRESENTOU EM 2013.

OU OS 1.400 MILHÕES EM IMPARIDADES DE CRÉDITO CONCEDIDO.

OU AS PROVISÕES EXTRAORDINÁRIAS DE 700 MILHÕES A QUE SE VIU OBRIGADO.

OU OS AUMENTOS DE CAPITAL EM DESESPERO DE CAUSA DOS ÚLTIMOS MESES.

OU OS PROBLEMAS COM "ACTIVIDADES ILÍCITAS" DO BANCO NA FLORIDA, EM ESPANHA OU NO LUXEMBURGO.

SEM ESQUECER OS HONORÁRIOS PESSOAIS DE 8,5 MILHÕES DE EUROS QUE SALGADO RECEBEU ATRAVÉS DE UMA OFFSHORE, DESCOBERTOS NO PROCESSO MONTE BRANCO, OU AS  TRÊS RECTIFICAÇÕES DO SEU IRS EM 2013.
E NÃO É TUDO. APESAR DE JÁ NÃO SER POUCO.

...

SALGADO BEM PODE APLICAR A SI PRÓPRIO A FRASE QUE, EM 2009, DIRIGIU A FILIPE PINHAL DO BCP: "A LAMENTÁVEL COMÉDIA NO SEU BANCO PÔS EM CAUSA A CREDIBILIDADE DO SECTOR E DO PAÍS".

COMPROVA-SE: OS BANQUEIROS PORTUGUESES SÃO POUCO RECOMENDÁVEIS.»












1.1

EXPRESSO, ECONOMIA 23 MAIO 2014 Pg 12


«QUANDO SE FALA DA DÍVIDA DO GRUPO ESPÍRITO, OS ÚLTIMOS ANOS TEM SIDO SEMPRE A SOMAR.
O VALOR TOTAL DE DÍVIDA COLOCADA EM CLIENTES DA ESPÍRITO SANTO FINANCIAL GROUP (ESFG) ATINGIA €5.308 MILHÕES EM DEZEMBRO.

DE ACORDO COM AS NOTAS AO RELATÓRIO E CONTAS DA ESFG, QUE IRÁ SER APROVADO NA ASSEMBLEIA GERAL DE [30 DE MAIO] NO LUXEMBURGO, ESTE VALOR RESULTA DE VÁRIOS INSTRUMENTOS DE DÍVIDA EMITIDOS PELA ESPÍRITO SANTO INTERNACIONAL (ESI) E PELAS SUAS SUBSIDIÁRIAS ESPÍRITO SANTO PROPERTY, ESPIRITO SANTO INDUSTRIAL E ESPÍRITO SANTO IRMÃOS.

...
»






2.

DIÁRIO ECONÓMICO 20 JUN 2014 Pg 05

CONSELHO SUPERIOR






E, DA MESMA FONTE:




2012
RESULTADOS 






3.

3.1

OBSERVADOR.PT     23 JUN 2014
JOSÉ MANUEL FERNANDES

O QUE ME INTERESSA NA GUERRA DOS BANQUEIROS

« CHAMAVAM -LHE, ORA COM ALGUM CARINHO, ORA COM ALGUM TEMOR, DDT - DONO DISTO TUDO.

E, TINHAM RAZÃO PARA O FAZER: NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI RICARDO SALGADO CONSEGUI ASCENDER À POSIÇÃO DE HOMEM MAIS PODEROSO DE PORTUGAL.

NUNCA FOI O MAIS RICO, NUNCA OCUPOU QUALQUER CARGO PÚBLICO, MAS CHEGOU A HAVER MOMENTOS EM QUE NINGUÉM DUVIDAVA DE QUEM PUNHA E DISPUNHA: ERA ELE.

...

O BES NÃO SE TORNOU NO MAIOR BANCO PORTUGUÊS POR SER O MELHOR BANCO PORTUGUÊS, MAS POR TER CONSEGUIDO SEMPRE OCUPAR O MELHOR LUGAR À MESA DO PODER. E POR TER TIDO A ATENÇÃO DESSE MESMO PODER.

...

O PORTUGAL EM QUE RICARDO SALGADO SEMPRE SE MOVIMENTOU BEM É O PORTUGAL DOS PODERES DOMINANTES, DAS EMPRESAS DE REGIME AVESSAS À CONCORRÊNCIA, DOS RENDIMENTOS GARANTIDOS POR CONTRATOS LEONINOS, DOS TELEFONEMAS PARA OS MINISTROS A EXPOR UM PONTO DE VISTA, UM INTERESSE...

...EU QUERO ACREDITAR QUE A ACÇÃO TÃO MINUCIOSA E DISCRETA, DE FORMIGUINHA, DO BANCO DE PORTUGAL É SINAL DE UMA NOVA ERA.

...


NÓS PRECISAMOS DE MAIS INSTITUIÇÕES, E DE INSTITUIÇÕES MAIS FORTES, CAPAZES DE ASSEGURAR ESTA SEPARAÇÃO. PRECISAMOS DE GARANTIR QUE AS REGRAS DE JOGO SÃO JUSTAS E IGUAIS PARA TODOS, NÃO SE CONTORNAM COM MEIA DÚZIA DE TELEFONEMAS.
PORQUE, MESMO ALEGORICAMENTE, NINGUÉM PODE SER "DONO DISTO TUDO". NUNCA MAIS.» 












3.2

MANUEL PINHO E O BES...

TABU (SOL) 27 JUN 2014 Pg 36
JOÃO MADEIRA. O FIM DE UM REINADO









SOL 12 JUN 2014 Pg 54













3.3

NEGÓCIOS 26 JUN 2014   PG 33
CAMILO LOURENÇO. A COR DO DINHEIRO












4.

NEGÓCIOS 4 JUL 2014  Pg 5










IDEM, Pg 6







Sem comentários:

Enviar um comentário