quarta-feira, 12 de novembro de 2014

"OS DADOS E AS SUAS INTERPRETAÇÕES"

1.


OS DADOS E AS SUAS INTERPRETAÇÕES




WWW.PUBLICO.PT  24 OUT 2014 > OPINIÃO
PAULO TRIGO PEREIRA


«
1 - OS DADOS DA EXECUÇÃO ORÇAMENTAL DE SETEMBRO CONFIRMAM...




2 - FACE AOS DADOS DA EXECUÇÃO ORÇAMENTAL (E AO ORÇAMENTO DE ESTADO) HÁ DIFERENTES E FREQUENTEMENTE OPOSTAS INTERPRETAÇÕES NO ESPAÇO PÚBLICO.

HÁ, PORÉM, POSIÇÕES QUE NÃO CONSIGO COMPREENDER, PELO MENOS NO QUADRO DE QUEM PENSA QUE É DESEJÁVEL REDUZIR O DÉFICE ORÇAMENTAL QUE É O CASO DE MUITOS PORTUGUESES.

OBSERVAR UM AUMENTO DA RECEITA FISCAL E CRITICAR, ANALISAR QUALQUER CORTE NA DESPESA E RECUSÁ-LO E QUERER REDUZIR O DÉFICE SÃO TRÊS COISAS LOGICAMENTE IMPOSSÍVEIS DE SATISFAZER AO MESMO TEMPO, SEM ALTERAÇÃO DAS RESTRIÇÕES EXTERNAS (SEJA A NEGOCIAÇÃO DA DÍVIDA OU OUTRA.»












2.


COPÉRNICO, GALILEU, O PS E A REPOSIÇÃO DE SALÁRIOS NA FUNÇÃO PÚBLICA

WWW. PUBLICO.PT 02 NOV 2014 > OPINIÃO
PAULO TRIGO PEREIRA


«
...


2. A ESQUERDA VALORIZA O TRABALHO E AS CONDIÇÕES LABORAIS (PROTEGENDO O EMPREGO EM VEZ DO TRABALHADOR) E VÊ NO ESTADO O INDISPENSÁVEL ELEMENTO REGULADOR E REDISTRIBUIDOR.

PORÉM, APRESENTA MEDIDAS DE POLÍTICA ECONÓMICA IGNORANDO A RESTRIÇÃO ORÇAMENTAL GLOBAL DO ESTADO.

A DIREITA, PREOCUPA-SE MAIS COM O CRESCIMENTO, COM O INVESTIMENTO E A RENTABILIDADE DO CAPITAL, TEM A NOÇÃO DA RESTRIÇÃO GLOBAL DO ESTADO (EMBORA TENHA DIFICULDADE EM FAZER CUMPRIR), MAS NÃO CONSIDERA RELEVANTES AS IMPLICAÇÕES DA CONSOLIDAÇÃO ORÇAMENTAL AO NÍVEL DAS DESIGUALDADES, DA POBREZA E DAS CONDIÇÕES LABORAIS.


3. AS IDEOLOGIAS SÃO IMPORTANTES E ÚTEIS PARA ENQUADRAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS E DÃO RESPOSTAS DIFERENTES À MESMA REALIDADE, MAS SÃO PERIGOSAS SE NEGAREM ESSA REALIDADE.

A HIERARQUIA CATÓLICA DOMINANTE, DURANTE VÁRIOS SÉCULOS NEGOU-SE A ACEITAR QUE A TERRA GIRAVA EM TORNO DO SOL, E NÃO O CONTRÁRIO, PORQUE ISSO PORIA EM CAUSA, PARA A INQUISIÇÃO, A CENTRALIDADE DO HOMEM E DA TERRA, CRIATURAS DE DEUS.
MAIS PROSAICAMENTE PORQUE ISSO AMEAÇAVA O PODER DA INQUISIÇÃO.

A REALIDADE DO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NAS PRÓXIMAS DÉCADAS É TÃO MANIFESTA COMO A TERRA GIRAR EM TORNO DO SOL.
A PROBABILIDADE DE HAVER BAIXO CRESCIMENTO NA EUROPA, NA PRÓXIMA DÉCADA, E EM PORTUGAL, NÃO TEM O SENTIDO DETERMINÍSTICO DO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO, MAS É EXTREMAMENTE ELEVADA ( A MENOS QUE HAJA ALGUMA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA OU DESCOBERTA DE RECURSOS NATURAIS DE UMA MAGNITUDE HOJE INIMAGINÁVEL).

COMO NO TEMPO DE COPÉRNICO E GALILEU, HÁ MUITO BOA GENTE A NÃO RECONHECER A MUDANÇA DE PARADIGMA. NÃO ENTENDEM NEM AS CONSEQUÊNCIAS ESTRUTURAIS DO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO NEM QUE AS TAXAS DE CRESCIMENTO ECONÓMICO NÃO VOLTARÃO A APROXIMAR-SE DAS VERIFICADAS NAS DÉCADAS DE SESSENTA E SETENTA (COM OU SEM EURO).

...

5 - SEJAMOS CLAROS, UMA REPOSIÇÃO TOTAL DE SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS EM 2016, COMO FOI DEFENDIDA PELO PS NO DEBATE SOBRE O ORÇAMENTO DE ESTADO, É UM ERRO POLÍTICO, TÁCTICO E ESTRATÉGICO, PARA ALÉM DE NÃO DERIVAR NECESSARIAMENTE DO ÚLTIMO ACÓRDÃO DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL(1).
...


________
(1)
A ANÁLISE DAS IMPLICAÇÕES ECONÓMICAS, POLÍTICAS E FINANCEIRAS DOS ACORDÃOS DO CONSTITUCIONAL SERÃO ABORDADAS A 3 E 5 DE NOVEMBRO NA FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA POR JURISTAS E ECONOMISTAS (VER www.ipp-jcs.org (http://www.ipp-jcs.org/)













3.

"O PS VAI FAZER IGUAL A PSD - CDS"


NEGÓCIOS 7 NOV 2014, PÁG 30
CAMILO LOURENÇO > A COR DO DINHEIRO













4.

OS JUROS DA DÍVIDA SOBERANA PORTUGUESA

IDEM, PÁG 27











E



EURO
COTAÇÃO DO CÂMBIO EM DÓLARES




Sem comentários:

Enviar um comentário