LIVROS DE MAIS
LER E PUBLICAR NA ERA DA ABUNDÂNCIA
LOS DEMASIADOS LIBROS
GABRIEL ZAID
TEMAS E DEBATES, 2008. 207 PÁGINAS.
PG 29
«AO LEITOR IMPENITENTE
A LEITURA DE LIVROS CRESCE ARITMETICAMENTE; A ESCRITA DE LIVROS CRESCE EXPONENCIALMENTE.
SE A NOSSA PAIXÃO PELA ESCRITA NÃO FOR CONTROLADA, NUM FUTURO PRÓXIMO HAVERÁ MAIS GENTE A ESCREVER LIVROS DO QUE A LÊ-LOS.
EM MEADOS DO SÉCULO XV, QUANDO OS LIVROS COMEÇARAM A SER IMPRESSOS, PUBLICAVAM-SE ANUALMENTE ALGUMAS CENTENAS DE TÍTULOS, COM TIRAGENS DE CENTENAS DE EXEMPLARES.
PREDOMINAVA OS TEXTOS ANTIGOS (BÍBLICOS, GREGOS, ROMANOS OU DE CHEFES RELIGIOSOS), EM LATIM OU TRADUZIDOS, E AS EXPLICAÇÕES OU COMENTÁRIOS AOS MESMOS, EMBORA ALGUNS CONTEMPORÂNEOS DA ÉPOCA SE ATREVESSEM A ALTERNAR COM OS CLÁSSICOS. TALVEZ POR ISSO, DESDE ENTÃO CONTEMPLAR-SE EM LETRA IMPRESSA ASSEMELHA-SE A UMA CONSAGRAÇÃO: IMORTALIZAR-SE COMO UM CLÁSSICO.
EM FINAIS DO SÉCULO XX, A GRAFOMANIA UNIVERSAL PUBLICA UM MILHÃO DE TÍTULOS POR ANO, COM TIRAGENS DE MILHARES DE EXEMPLARES.
MUITO POUCOS SÃO REEDITADOS, E MENOS AINDA SE TRADUZEM.
PREDOMINAM OS AUTORES QUE NÃO PUBLICAM PARA O PÚBLICO, MAS SIM PARA O SEU CURRÍCULO.
NO OUTRO EXTREMO ESTÃO OS QUE ESCREVEM PARA O MERCADO: PARA EDUCÁ-LO, INFORMÁ-LO OU DIVERTI-LO, GANHANDO DINHEIRO.
FICAM DE LADO (SÃO AS EXCEPÇÕES) OS LIVROS QUE NOS ACOMPANHAM E QUE TRATAMOS COM CARINHO; AQUELES VELHOS CLÁSSICOS DIGNOS DE SER RELIDOS E OS CONTEMPORÂNEOS INSPIRADOS NA NOSSA TRADIÇÃO.
ESTA TRADIÇÃO É SÓLIDA E TEM SIDO ENRIQUECIDA POR INOVAÇÃO.
QUANDO O LIVRO FEZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO, SÓCRATES REJEITOU-O POR O CONSIDERAR INFERIOR À CONVERSAÇÃO.
QUANDO SURGIU A IMPRENSA, ALGUNS LEITORES MAIS OBTUSOS RECUSARAM-SE A PERMITIR A ENTRADA NAS SUAS BIBLIOTECAS DE PRODUTOS INDUSTRIAIS E CONTRATARAM ESCRIBAS PARA COPIAREM OS TEXTOS IMPRESSOS.
QUANDO APARECEU A TELEVISÃO, PROCLAMOU-SE A MORTE DO LIVRO.
ACONTECEU O MESMO COM A CHEGADA DO CD-ROM E DO LIVRO ELECTRÓNICO. (E-BOOK).
...
LER LIBERTA O LEITOR E TRANSPORTA-O DO LIVRO PARA UMA LEITURA DE SI MESMO E DA VIDA.
...
PG 46
...COMO PODE VER-SE PELOS NÚMEROS ESTIMADOS PARA O ANO 2000 A PARTIR DO ANUÁRIO ESTATÍSTICO 1999 DA UNESCO.
DESDE O ADVENTO DA TELEVISÃO, A POPULAÇÃO CRESCEU A UMA TAXA DE 1,8 POR CENTO AO ANO (EM VEZ DE 0,3 POR CENTO NO MILÉNIO ANTERIOR) E A PUBLICAÇÃO DE LIVROS A 2,8 POR CENTO AO ANO (EM VEZ DE 1,6 POR CENTO NO PERÍODO PRECEDENTE).
DATA 1450 1950 2000
(GUTENBERG) (TELEVISÃO)
TÍTULOS POR ANO 100 250.000 1.000.000
POPULAÇÃO (MILHÕES) 500 2.500 6.000
TÍTULOS POR MILHÃO
DE HABITANTES 0,2 100 167
A PARTIR DESTES NÚMEROS APROXIMADOS PODEM FAZER-SE EXTRAPOLAÇÕES, TAMBÉM APROXIMADAS.
PUBLICARAM-SE UNS 500 TÍTULOS EM 1550, 2300 EM 1650, 11.000 EM 1750 E 50.000 EM 1850.
A BIBLIOGRAFIA ACUMULADA ATÉ 1550 ATINGIA UNS 35 MIL TÍTULOS; 150 MIL ATÉ 1650; 700 MIL ATÉ 1750; 3,3 MILHÕES ATÉ 1850; 16 MILHÕES ATÉ 1950 E 52 MILHÕES ATÉ AO ANO 2000.
NO PRIMEIRO SÉCULO DESDE A IMPRENSA (1450 - 550), PUBLICARAM-SE 35 MIL TÍTULOS; NO ÚLTIMO MEIO SÉCULO (1950 - 2000), MIL VEZES MAIS: 36 MILHÕES.
...
PG 47
...
OS LIVROS PUBLICAM-SE A TAL VELOCIDADE QUE NOS TORNAM CADA DIA MAIS INCULTOS. SE UMA PESSOA LESSE UM LIVRO POR DIA, ESTARIA A DEIXAR DE LER OUTROS QUATRO MIL PUBLICADOS NO MESMO DIA.
QUER DIZER: OS LIVROS NÃO LIDOS CRESCERIAM QUATRO MIL VEZES MAIS DO QUE OS LIDOS; A SUA INCULTURA, QUATRO MIL VEZES MAIS DO QUE A SUA CULTURA.
...
»
PG 7
DO PREFÁCIO DA EDIÇÃO PORTUGUESA
«
"TALVEZ NÃO HAJA DIAS DA NOSSA INFÂNCIA QUE TENHAMOS VIVIDO TÃO INTENSAMENTE COMO AQUELES QUE JULGÁMOS PASSAR SEM OS TER VIVIDO, AQUELE QUE PASSÁMOS COM UM LIVRO PREFERIDO."
MARCEL PROUST
JOURNÉES DE LECTURE
"OS QUE DIVIDEM A MAGIA EM BRANCO E NEGRO ESTÃO ENGANADOS. ESQUECEM QUE A MAGIA MAIS PODEROSA E MAGNÍFICA É A DO NEGRO SOBRE O BRANCO. A ESCRITA - E A LEITURA, CLARO, QUE É O SEU COMPLEMENTO."
JOSÉ ANTÓNIO MARINA
E MARÍA DE LA VÓLGONA
LA MAGIA DE LEER
CRESCI RODEADO DE LIVROS - E ESSA SORTE MARCOU-ME PARA TODA A VIDA.
NO SAUDOSO CASARÃO DOS MEUS PAIS, NA FOZ DO DOURO, A BIBLIOTECA, CONTÍGUA À CHAMADA 'SALA DE VISITAS', ERA A DIVISÃO MAIS NOBRE: PAREDES COBERTAS DE ALTO A BAIXO POR ESTANTES DE MADEIRA TROPICAL ESCURA, COMPLETAMENTE CHEIAS DE LIVROS - MILHARES DE LIVROS DE TODOS OS FORMATOS E TAMANHOS, MUITOS DELES ENCADERNADOS; UMA MESA, DUAS POLTRONAS....
...
MIGUEL GRAÇA MOURA
SANTO ESTÊVÃO, SETEMBRO DE 2008.»
CONTRACAPA
«... UMA CONVERSA SOBRE LIVROS, A LEITURA E O NEGÓCIO FRENÉTICO DA EDIÇÃO, QUE FAZ NASCER UM LIVRO DE TRINTA EM TRINTA SEGUNDOS.
...»
ABA DA CAPA
ABA DA CONTRACAPA
2.
A VELHICE DO PADRE ETERNO
GUERRA JUNQUEIRO
LIVRARIA LELLO&IRMÃO, 1926 (2ª EDIÇÃO). 267 PÁGINAS.
«
PREFÁCIO À SEGUNDA EDIÇÃO(FRAGMENTO INÉDITO)
NUNCA DISCUTI, NEM JÀMAIS DISCUTIREI COM QUEM QUER QUE SEJA, O VALOR LITERÁRIO DUMA OBRA MINHA.
UM LIVRO ATIRADO AO PÚBLICO, EQUIVALE A UM FILHO ATIRADO À RODA [DOS CONVENTOS]. ENTREGO-O AO DESTINO, ABANDONO-O À SORTE. QUE SEJA FELIZ É O QUE EU LHE DESEJO; MAS, SE O NÃO FÔR, TAMBÉM NÃO VERTEREI UMA LÁGRIMA.
NÃO FAÇO VERSOS POR VAIDADE LITERÁRIA. FAÇO-OS PELA MESMA RAZÃO POR QUE O PINHEIRO FAZ RESINA, A PEREIRA, PÊRAS E A MACIEIRA , MAÇÃS: É UMA SIMPLES FATALIDADE ORGÂNICA. OS MEUS LIVROS IMPRIMO-OS PARA O PÚBLICO, MAS ESCREVO-OS PARA MIM.
CONTUDO, DESDE O MOMENTO EM QUE PONHO AS MINHAS IDEIAS À VENDA EM TÔDAS AS LIVRARIAS, EQUIPARO-ME A QUALQUER PRODUTOR QUE MANDA OS SEUS PRODUTOS PARA O MERCADO.
COM UMA DIFERENÇA, NO ENTANTO: O ARTÍFICE E O INDUSTRIAL PODEM ENCHER DE RECLAMES BOMBÁSTICOS, DE ELOGIOS PRÓPRIOS AS ESQUINAS DAS RUAS OU A QUARTA PÉGINA DAS GAZETAS. É ESSE O SEU INTERÊSSE. O ARTISTA, PELO CONTRÁRIO, PERANTE OS APLAUSOS OU PERANTE QE INVECTIVAS, DEVE MANTER-SE ABSOLUTAMENTE DIGNO E SILÊNCIOSO.
É ESSE O SEU DEVER. UM POETA NÃO É UM MERCEEIRO.
...
PG XXIV
1887
GUERRA JUNQUEIRO»
«
NOTA
AS PÁGINAS PÓSTUMAS DE GUERRA JUNQUEIRO QUE HOJE LANÇAMOS À PUBLICIDADE PERTENCIAM AO PREFÁCIO QUE O GRANDE POETA SE COMPROMETERA A ESCREVER PARA A SEGUNDA EDIÇÃO DE A VELHICE DO PADRE ETERNO - E QUE, NA REALIDADE, ESCREVEU.
SÓ ENTREGOU, PORÉM AO PRIMEIRO EDITOR DESTE LIVRO, JOAQUIM ANTUNES LEITÃO, O ORIGINAL QUE COMPRAMOS QUANDO ADQUIRIMOS A PROPRIEDADE DA OBRA PRESENTE E QUE, POR SINAL, CHEGOU A SER COMPOSTO, TENDO GUERRA JUNQUEIRO FEITO A REVISÃO DAS PROVAS TIPOGRÁFICAS.
A PARTE RESTANTE, QUE ERA ESPLÊNDIDA DE SRCASMO E QUE FOI LIDA PELO POETA, CERTA NOITE, NA REDACÇÃO DO ANTIGO JORNAL REPUBLICANO, O NORTE, A UM GRUPO DE AMIGOS, DESAPARECEU POR COMPLETO, SENDO MUITO PROVÁVEL QUE O SEU AUTOR A TIVESSE INUTILIZADO DEPOIS DA CRISE PROFUNDA POR QUE O SEU ESPÍRITO PASSOU NOS ÚLTIMOS ANOS EM QUE VIVEU E QUE TAMANHA INFLUÊNCIA HAVIA DE EXERCER NA SUA SENSIBILIDADE, NAS SUA INTELIGÊNCIA E, POR ISSO MESMO, NA SUA ARTE.
REIMPRIMINDO AGORA A VELHICE DO PADRE ETERNO, PARECEU-NOS QUE NÃO TÍNHAMOS O DIREITO DE CONSERVAR SEQUESTRADO AO CONHECIMENTO DO PÚBLICO UM DOCUMENTO LITERÁRIO IMPORTANTE PARA O ESTUDO DA CRÍTICA E PARA A RECONSTITUIÇÃO ARTÍSTICA DUMA PERSONALIDADE EMINENTE QUE NA HISTÓRIA DA LITERATURA NACIONAL OCUPA UM LOGAR TAM ELEVADO. É POR ESSA RAZÃO QUE O PUBLICAMOS.
OS EDITORES»
3.
"APENAS" UM EXEMPLO.
O MUNDO EM TRANSIÇÃO
REFLEXÕES SOBRE CRESCIMENTO, POPULAÇÃO, POLUIÇÃO E RECURSOS NATURAIS
ANCORA EDITORES, 2013 (2ª EDIÇÃO). 237 PÁGINAS.
« INTRODUÇÃO
TODO O SER HUMANO TEM UM LIVRO DENTRO DE SI. MAS NEM TODOS SÃO CAPAZES DE DEIXAR QUE ELE AMADUREÇA NAS SUAS ENTRANHAS, E DE O TRAZER À LUZ DO DIA.
ESTE MUNDO EM TRANSIÇÃO É UMA PARTE DO LIVRO QUE EU SEMPRE TROUXE DENTRO DE MIM. PRINCIPIOU A SER ESCRITO QUANDO O TEMPO SE TORNOU CONFUSO E O FUTURO COMEÇOU A APRESENTAR-SE INCERTO E PERIGOSO.
...
LISBOA, JUNHO 2013.»
CONTRACAPA
ABA DA CAPA
ABA DA CONTRACAPA
4.
TENHO LIVROS QUE CONSIDERO NOTÁVEIS!
ESTE É UM DELES.
BIBLIOTECA COSMOS
UM PROJECTO CULTURAL DO PROF. BENTO DE JESUS CARAÇA
SERVIÇO DE EDUCAÇÃO E BOLSAS
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 2001. 173 PÁGINAS.
TIRAGEM: 2000 EXEMPLARES.
ESTE ANO JÁ ADQUIRI MAIS DE 100 LIVROS E... VOU LENDO.
Sem comentários:
Enviar um comentário