terça-feira, 19 de agosto de 2014

O HOMEM DO FMI EM LISBOA

1.


ALBERT JAEGER

« A TROIKA FOI-SE EMBORA? MAIS OU MENOS. DURANTE MAIS UM ANO, ALBERT JAEGER VAI CONTINUAR EM PORTUGAL.

DELE, O FMI PODE DIZER: O NOSSO HOMEM EM LISBOA.


NEGÓCIOS, WEEKEND, 01 AGO 2014, PG 04 A 09
ANABELA MOTA RIBEIRO        MIGUEL BALTAZAR












PG 06 E 07


«
...

P.
USOU VÁRIAS VEZES A PALAVRA "COMEÇAR". DEVEMOS ENTENDER O PROGRAMA DE AJUSTAMENTO COMO UM COMEÇO? ACREDITO QUE A POPULAÇÃO ESPERAVA MAIS DO QUE UM COMEÇO. EM ESPECIAL, QUANDO PENSA NOS CUSTOS DA AUSTERIDAE.

R.
QUANDO DIGO "COMEÇO", FALO EM ESPECIAL DAS REFORMAS ESTRUTURAIS, NÃO TANTO DO AJUSTAMENTO, NA PARTE FINANCEIRA DO PROGRAMA. FALO DE REFORMAR O PAÍS A FUNDO. ESSAS COISAS LEVAM MUITO TEMPO A IMPLEMENTAR. NO AJUSTAMENTO, AS COISAS MEXERAM-SE DEPRESSA. A BALANÇA EXTERNA CORRENTE TEVE UM SALDO POSITIVO EM 2013; A ÚLTIMA VEZ EM QUE ISSO TINHA SIDO CONSEGUIDO FOI NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL.

NA QUESTÃO DO AJUSTAMENTO, FOI CERTAMENTE MAIS DO QUE UM BOM COMEÇO. PORTUGAL PROGREDIU MUITO NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS, MAS AINDA EXISTE UM LONGO CAMINHO A PERCORRER.



P.
O QUE CORREU MAL?

R.
O PROGRAMA NÃO FOI FÁCIL.AS FAMÍLIAS, OS TRABALHADORES E AS EMPRESAS SOFRERAM DIFICULDADES FINANCEIRAS SEVERAS. NO ENTANTO, ISTO NÃO IMPLICA QUE ESTAS DIFICULDADES TENHAM SIDO INFLIGIDAS PELO PROGRAMA.



P.
ENTÃO?

R.
A PRINCIPAL CAUSA DESTAS DIFICULDADES SÃO AS POLÍTICAS ERRÓNEAS, NÃO APENAS PROVENIENTES DE PORTUGAL, APLICADAS ANTES DO PROGRAMA. ISTO NÃO IMPLICA QUE TUDO TENHA SIDO PERFEITO DURANTE O PROGRAMA. EXISTEM JÁ LIVROS QUE REFEREM "OS ERROS" DA TROIKA.


P.
ESTÁ A PENSAR NO LIVRO DO JORNALISTA DO JORNAL DE NEGÓCIOS RUI PEDRO JORGE, "OS 10 ERROS DA TROIKA EM PORTUGAL"?

R.
EU LI O LIVRO. CONTÉM UMA BOA VISÃO GERAL DO PROGRAMA. O MEU PROBLEMA PRINCIPAL (NO QUE SE REFERE AO LIVRO) É QUE TODAS AS DIFICULDADES VIVIDAS DEPOIS DE 2010 APARENTAM SER ATRIBUÍDAS AO PROGRAMA.



P.
RECUSA A IDEIA DE QUE O PROGRAMA FOI MAL DESENHADO? É O QUE MUITOS RECLAMAM.

R.
SE AS PESSOAS ACREDITAM QUE OS PROGRAMAS PODEM FAZER MILAGRES, ENTÃO TÊM RAZÃO. MAS OS MILAGRES ECONÓMICOS SÃO RAROS. NÃO HOUVE CRESCIMENTO DURANTE DEZ ANOS ANTES DO PROGRAMA, E HAVIA DÍVIDAS MUITO ALTAS TANTO NO SECTOR PÚBLICO COMO PRIVADO.



P.
QUANDO AS PESSOAS DIZEM QUE O PROGRAMA FOI MAL DESENHADO, MAIS DO QUE TUDO PENSAM NOS CUSTOS DA AUSTERIDADE, QUE FORAM SUBSTIMADOS QUANDO O PROGRAMA FOI DESENHADO E OS NÚMEROS COLOCADOS NUMA FOLHA DE EXCEL.

R.
PODEMOS DEBATER QUAL É QUE ERA A VELOCIDADE CERTA PARA FAZER O AJUSTAMENTO ORÇAMENTAL, MAS, MAIS CEDO OU MAIS TARDE, ELE TINHA DE ACONTECER. SE VAMOS DEVAGAR NO INÍCIO, TEMOS DE ACELERAR DEPOIS,  E VICE-VERSA. NÃO HÁ MAGIA. SE AS PESSOAS PENSAM QUE PODÍAMOS TER EVITADO A AUSTERIDADE DE TODO, ESTÃO FORA DA REALIDADE. NÃO É REALISTA.



P.
NÃO?

R.
COMO É QUE ISSO SERIA POSSÍVEL? TINHAM UM DÉFICE ORÇAMENTAL DE 10% EM 2010 [E, 10,3% EM 2009...]. SÓ PODEMOS DEBATER COMO DISTRIBUIR A AUSTERIDADE AO LONGO DO TEMPO. HÁ BONS ARGUMENTOS PARA O FAZER DE FORMA RÁPIDA NO INÍCIO. E HÁ ARGUMENTOS CONTRÁRIOS. TEM DE SE CONCILIAR OS VÁRIOS PONTOS DE VISTA. FOI O QUE SE FEZ ATRAVÉS DO PROGRAMA. A VELOCIDADE DESTE AJUSTAMENTO ACABOU POR SER UM POUCO DIFERENTE DO PLANEADO. E HOUVE MUDANÇAS NOS OBJECTIVOS FISCAIS AO LONGO DO TEMPO. COMO CONSEQUÊNCIA, NÃO ESTAMOS ONDE DEVERÍAMOS ESTAR. QUER DIZER QUE AINDA É PRECISO FAZER AJUSTAMENTOS ORÇAMENTAIS EM 2014 E 2015.

...

» 











2.

OS 10 ERROS DA TROIKA EM PORTUGAL
RUI PERES JORGE
ESFERA DOS LIVROS, 2014. 200 PÁGINAS.


















Sem comentários:

Enviar um comentário