terça-feira, 25 de agosto de 2015

" ATENAS É UMA LIÇÃO "

1.


EXPRESSO 22 AGO 2015

CADERNO ECONOMIA PÁGINA 1

DANIEL BESSA



ATENAS É UMA LIÇÃO

«ATENAS É UMA LIÇÃO...SÓ PASSA QUEM SOUBER, E APRENDE-SE A DIZER... AUSTERIDADE"[SIC].

SABIA-SE, DESDE INÍCIO, QUE SERIA UMA LIÇÃO. FALTAVA SABER QUAL.

PROPONHO-ME OLHAR PARA O PROCESSO DA FORMA MAIS OBJETIVA POSSÍVEL, EM BUSCA DA LIÇÃO QUE, NÃO SABENDO, TAMBÉM EU TEREI DE APRENDER. É DIFÍCIL MAS TENHO A OBRIGAÇÃO DE O FAZER, PELO SABER, QUE "NÃO OCUPA LUGAR".

TSIPRAS E O SYRIZA FIZERAM-SE ELEGER COM BASE NUMA PROPOSTA MUITO CLARA. DEFINIRAM INIMIGOS, TRAVARAM UMA DURA BATALHA, FORAM REFORÇANDO AS SUAS POSIÇÕES ATÉ AO DIA EM QUE LEVARAM O POVO GREGO A SUFRAGAR EXPRESSIVAMENTE, EM REFERENDO, A SUA PROPOSTA DE RECUSA DE MAIS AUSTERIDADE.

NO PRÓPRIO DIA DA 'VITÓRIA', OU POUCAS HORAS DEPOIS, CAPITULARAM: PASSARAM A ACEITAR A AUSTERIDADE, MAIS AUSTERIDADE, EM NOME DOS INTERESSES DO POVO GREGO, QUE SE VERIAM AINDA MAIS SACRIFICADOS PELA ÚNICA VERDADEIRA ALTERNATIVA DISPONÍVEL: O ABANDONO DA ZONA EURO.

CONFRONTADOS COM A REBELIÃO DE PARTE DAS TROPAS 'VENCEDORAS', SOCORRERAM-SE DA AJUDA DOS EXÉRCITOS VENCIDOS, PARA EXECUTAREM UM PROGRAMA  QUE (COMO ESCREVEU JOÃO CÉSAR DAS NEVES, NUM TEXTO ADMIRÁVEL), TALVEZ SEJAM OS PRIMEIROS EM CONDIÇÕES DE EXECUTAR SEM GRANDES SUBTERFÚGIOS, E, TAMBÉM POR ISSO, TALVEZ PODENDO COMEÇAR A DAR RESULTADO.


É ESTA A LIÇÃO.

CONVIDO OS MEUS CONCIDADÃOS A DIZEREM SE A COMPARTILHAM OU NÃO.
OS QUE JÁ JULGAVAM SABÊ-LA. OS QUE , NÃO A SABENDO, TIVERAM DE APRENDER.
EM PARTICULAR, PORTUGUESES ILUSTRES, COMO FRANCISCO LOUÇÃ E MARISA MATIAS, QUE, NO TERRENO, INTEGRARAM A 'LEGIÃO ESTRANGEIRA' QUE COMBATEU AO LADO DE TSIPRAS E DO SYRIZA; E AQUELES, TAMBÉM ILUSTRES, COMO JOSÉ REIS, QUE, A PARTIR DE COIMBRA, OS SUPORTARAM NO EXTERIOR.»





2.



NEGÓCIOS 14 AGO 2015


PÁGINA 25      OPINIÃO

CAMILO LOURENÇO         A COR DO DINHEIRO



OLHEM BEM PARA A GRÉCIA!


«HÁ TRÊS SEMANAS, QUANDO AS AUTORIDADES EUROPEIAS SE REUNIRAM COM OS GREGOS, AS COISAS ARRASTAVAM-SE ATÉ AO ÚLTIMO MINUTO DA 25.ª HORA.

AGORA AS CONVERSAS TERMINARAM, OU QUASE TERMINARAM ANTES DO PRAZO. PARA SURPRESA DA COMISSÃO, HABITUADA À PROCRASTINAÇÃO DE YANIS VAROUFAKUIS.

MAS DEIXEMOS ISSO DE LADO, PARA NOS FOCARMOS NUM PONTO: A INGERÊNCIA DAS "INSTITUIÇÕES" NA POLÍTICA INTERNA GREGA.

COISAS COMO POLÍTICA DE MEDICAMENTOS, APOIOS SOCIAIS, ARRENDAMENTO TURÍSTICO, SISTEMA DE ENSINO, SISTEMA DE PENSÕES, DEFESA NACIONAL, E MERCADO LABORAL PASSAM A SER "MICROMANAGED" PELAS "INSTITUIÇÕES".

HÁ DUAS FORMAS DE OLHAR PARA ISTO: INGERÊNCIA INADMISSÍVEL NOS ASSUNTOS INTERNOS DE UM PAÍS DA UNIÃO (LEIA-SE  ALGUNS COLUNISTAS DO FT...) OU A ÚNICA FORMA DE REFORMAR UM PAÍS COM UM ESTADO FALHADO.

EU OPTO PELA SEGUNDA.
E ARRISCO IR MAIS LONGE: ESTE PROGRAMA É O "BLUEPRINT" DE UMA NOVA ORDEM NA UNIÃO MONETÁRIA, CONSUBSTANCIADA NUMA GOVERNAÇÃO ECONÓMICA REALMENTE INTRUSIVA.


ISSO É MAU? NÃO, NÃO É.

QUANDO VÁRIOS PAÍSES SE "CASAM" (É ISSO QUE SIGNIFICA UNIÃO MONETÁRIA), AS DECISÕES  DE UM ESTADO AFECTAM TODOS. É POR ISSO JUSTO QUE TODOS INFLUENCIEM AS POLÍTICAS DESSE MESMO ESTADO.

MAIS: ESTA "INTRUSIVIDADE" É A ANTECÂMARA DA NECESSÁRIA UNIÃO FINANCEIRA (TESOURO OU MINISTÉRIO DAS FINANÇAS EUROPEU)

É CAPAZ DE SER BOA IDEIA OS PARTIDOS PORTUGUESES NÃO PERDEREM DE VISTA O MEMORANDUM GREGO ANTES DE FAZEREM PROMESSAS NA CAMPANHA ELEITORAL EM CURSO.

UM (EVENTUAL) NOVO RESGATE FARÁ DO ANTERIOR UMA BRINCADEIRA DE CRIANÇAS.»









Sem comentários:

Enviar um comentário