sábado, 8 de fevereiro de 2014

MÁRIO SOARES E O FMI. 1977

1.

CONTOS PROIBIDOS
MEMÓRIAS DE UM PS DESCONHECIDO
RUI MATEUS
457 PÁGINAS, COM OS ANEXOS.
PUBLICAÇÕES DOM QUIXOTE. 1996 (3ª EDIÇÃO).

[FOTO DA CAPA DO LIVRO DE RUI MATEUS]

QUE ESTAVAM A COMBINAR, O CHANCELER DA REPÚBLICA FEDERAL ALEMÃ HELMUT SCHMIDT, MÁRIO SOARES E RUI MATEUS, ...ONDE E QUANDO?


EXCERTO DAS PÁGINAS 140 E 141 DO LIVRO .

«NO DIA 16 DE ABRIL DE 1977, TERIA LUGAR EM AMESTERDÃO MAIS UMA CIMEIRA DA INTERNACIONAL SOCIALISTA. O ÚNICO ACONTECIMENTO DE RELEVO QUE JUSTIFICAVA AQUELA REUNIÃO ERA EXPRIMIR SOLIDARIEDADE AO PSOE, QUE TINHA SIDO LEGALIZADO NO MÊS DE FEVEREIRO E PREPARAVA AS PRIMEIRAS ELEIÇÕES LIVRES DAQUELE PAÍS PARA O MÊS DE JUNHO. HELMUT SCHMIDT ERA UM DOS PRESENTES E DADO QUE NO DIA SEGUINTE MÁRIO SOARES PARTIRIA PARA A SUA PRIMEIRA VISITA OFICIAL AOS EUA FICARA ACORDADO HAVER ALI MESMO UM ENCONTRO ENTRE OS DOIS. COMO HAVIA POUCO TEMPO PARA O REALIZAR, ESPERÁVAMOS RESPOSTA DO CHANCELER QUANDO ESTE ME FEZ SINAL PARA IR TER COM ELE. DISSE-ME ENTÃO PARA LEVAR SOARES PARA FORA DA SALA DE REUNIÕES EM QUE NOS ENCONTRÁVAMOS, ACABANDO O ENCONTRO POR TER LUGAR NUM VÃO DE ESCADA NO HALL DE ENTRADA.

O ESSENCIAL DESTE BREVE ENCONTRO SERIA UMA ANÁLISE SOBRE A MANEIRA COMO DEVERIA DECORRER O "GRANDE EMPRÉSTIMO" E A SUA OPINIÃO SOBRE A PROPOSTA DO PRESIDENTE CARTER, RELATIVA AO MESMO. O ESTILO DA REUNIÃO ERA UM POUCO INSÓLITO E UM DOS FOTÓGRAFOS PRESENTES NÃO PERDERIA  A OPORTUNIDADE PARA TIRAR UMA FOTO QUE IRIA SER PUBLICADA EM JORNAIS DE TODO O MUNDO



SCHMIDT EXPLICARIA  ENTÃO QUE O SEU GOVERNO ESTARIA DISPOSTO A PARTICIPAR NO CHAMADO "GRANDE EMPRÉSTIMO" PROPOSTO PELO PRESIDENTE CARTER , DESDE QUE O GOVERNO PORTUGUÊS ESTIVESSE NA DISPOSIÇÃO DE SE SUBMETER AO RIGOR DE UM AVAL DO FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL. A PROPOSTA INICIAL DO PRESIDENTE NORTE-AMERICANO NÃO PREVIA NEGOCIAÇÃO COM O FMI, MAS O CHANCELER EXPLICARIA QUE A SUGESTÃO NORTE-AMERICANA PODERIA PARECER MUITO GENEROSA MAS ERA IRREALISTA E NUNCA SERIA CONCRETIZADA NO SEU SENTIDO LATO - COM UMA AMPLA PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL DEMONSTRATIVA DE CONFIANÇA NO GOVERNO DE PORTUGAL - DADO QUE SEM O AVAL DO FMI, NENHUM GOVERNO EUROPEU TINHA CONDIÇÕES DE AJUDAR A COBRIR AS DIFICULDADES DA BALANÇA DE PAGAMENTOS PORTUGUESA. ALIÁS, SEGUNDO SCHMIDT, ISSO MESMO ELE TINHA DITO AO PRIMEIRO-MINISTRO BRITÂNICO JAMES CALLAGHAN QUE ESTAVA NUMA SITUAÇÃO SEMELHANTE A NEGOCIAR COM O FMI TAMBÉM POR SEU INTERMÉDIO E DA ADMINISTRAÇÃO NORTE-AMERICANA.

ALÉM DE MIM,[O AUTOR DO LIVRO, RUI MATEUS, CLARO] A COMITIVA DA VIAGEM OFICIAL AOS EUA INCLUÍA MEDEIROS FERREIRA, VÍTOR CONSTÂNCIO E O ENTÃO ASSESSOR DIPLOMÁTICO FRANCISCO KNOPFLI. HOUVE UM ENCONTRO COM O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS NA CASA BRANCA, ONDE SERIAM DISCUTIDAS AS VÁRIAS VERSÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DO EMPRÉSTIMO E O PRESIDENTE AMERICANO CLARAMENTE DEMONSTRARIA A SUA SIMPATIA POR PORTUGAL.
COMO NOS DIRIA NA ALTURA O ENTÃO VICE PRESIDENTE WALTER MONDALE, "PORTUGAL ESTAVA NA MODA EM WASHINGTON", ALUDINDO À VITÓRIA DAS FORÇAS DEMOCRÁTICAS NO 25 DE NOVEMBRO E, SIMULTANEAMENTE, À NOÇÃO DE QUE FINALMENTE OS EUA TINHAM FEITO ALGUMA COISA ACERTADA EM POLÍTICA EXTERNA.

...» 




1.1

"GRANDE EMPRÉSTIMO"

Ainda da pg 140, mas no início:

«A IDEIA DO "GRANDE EMPRÉSTIMO, UM EMPRÉSTIMO BONIFICADO A CONCEDER PELOS PRINCIPAIS PAÍSES DEMOCRÁTICOS ALIADOS DE PORTUGAL, SERIA PRIMEIRO AVENTADA POR CARLUCCI E TRANSMITIDA, DE FACTO, A HELMUT SCHMIDT, A JAMES CALLAGHAN E OUTROS LÍDERES EUROPEUS PELO PRESIDENTE CARTER, EM 1977. PORTANTO, COMO CONFIRMA O ENTÃO EMBAIXADOR DE PORTUGAL EM WASHINGTON , FOI ZENHA [FRANCISCO SALGADO ZENHA] QUEM 'SENSIBILIZOU KISSINGER' PARA O EMPRÉSTIMO DOS 300 MILHÕES DE DÓLARES E FOI «CARTER , APÓS RECEBER CARLUCCI EM 25 DE FEVEREIRO DE 1977 [QUE] AUTORIZOU QUE FOSSE EMITIDAUMA DECLARAÇÃO REAFIRMANDO O SEU APOIO "FIRME E ACTIVO" À DEMOCRACIA PORTUGUESA.»
«É PORTANTO NESTA DATA ´, NO SEGUIMENTO DA VISITA DE ZENHA E DE CARLUCCI, E NÃO DURANTE AS VISITAS DE SOARES2), QUE PARA "ALÉM DAQUELA AJUDA DE EMERGÊNCIA NO VALOR DE 300 MILHÕES DE DÓLARES, É POSTO EM MOVIMENTO UM PLANO MAIS AMBICIOSO VISANDO A CONSTITUIÇÃO  DE UM CONSÓRCIO INTERNACIONAL QUE COLOQUE À DISPOSIÇÃO DE PORTUGAL 1,5 BILIÕES DE DÓLARES" 1)
[1.500 MILHÕES DE DÓLARES]...»
___
«1) JOÃO HALL THEMIDO, ob. cit. p. 243.
2) Mário Soares visitaria comigo os EUA de 19 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 1976 e, de novo, em 1977, de 17 a 22 de Abril. Só durante a última visita seria discutida com a administração norte-americana a questão do "grande empréstimo", então já em plena marcha por iniciativa do presidente Carter. 


2. 

MÁRIO SOARES E RUI MATEUS


REFERI-ME A ESTE LIVRO 'LEVEMENTE', NA PUBLICAÇÃO DE 25 DE NOVEMBRO DE 2013, NESTE BLOG.

ESTE LIVRO AJUDA-ME A PERCEBER:
  • QUEM TEM SIDO MÁRIO SOARES E,... SEUS COMPORTAMENTOS.
  • A AJUDA DECISIVA DOS EUA,  NA SUA PRIMEIRA ELEIÇÃO A PRESIDENTE DA REPÚBLICA.
  • A SUA 'LUTA' COM FRANCISCO SALGADO ZENHA.
  • O PAPEL DE RUI MATEUS NO PS. MÁRIO SOARES  MENORIZOU-O, MAS O LIVRO DEMONSTRA TODA A ACTIVIDADE DE RUI MATEUS COM OS DOCUMENTOS DO ANEXO: PÁGINAS 375 A 457, DO LIVRO. PARA MIM, DOCUMENTOS SÓ PODEM SER CONTRADITADOS POR OUTROS DOCUMENTOS!..
  • O FINANCIAMENTO DO PS. CUNHADOS DE MÁRIO SOARES NO FECHADO CONTROLO DA  TESOURARIA DO PS ...  METIDOS ESTRATEGICAMENTE POR ELE.
  • EMAUDIO. O FAX DE MACAU, MELANCIA, ETC.
  • TOMEI CONHECIMENTO E FIQUEI A PERCEBER ALGUNS EPISÓDIOS DA..."A PORCA DA POLÍTICA".
  •  INJUSTIÇAS...

3.

NA 'ORELHA' DA CAPA...

QUEM É RUI MATEUS




E

 O AUTOR


Sem comentários:

Enviar um comentário