1.
ORÇAMENTO CIDADÃO - GOVERNO DE PORTUGAL
www.portugal.gov.pt >Tipo: PDF, Peso: 2,79 MB > 31 pg.
ORÇAMENTO CIDADÃO
2.
J. Negócios 21 FEV 2014, pg 22
CONTAS DO ESTADO
«ORÇAMENTO EXPLICADO AOS CIDADÃOS EM VERSÃO SIMPLIFICADA
OS PORTUGUESES TÊM DESDE ESTA QUINTA-FEIRA [20 DE FEVEREIRO] [NO]PORTAL DO GOVERNO UMA VERSÃO SIMPLIFICADA DO ORÇAMENTO DO ESTADO (OE) DE 2014, QUE LHES PERMITE SABER ONDE É QUE O ESTADO VAI BUSCAR AS RECEITAS E ONDE É QUE AS VAI GASTAR.
É A PRIMEIRA VERSÃO DO "ORÇAMENTO CIDADÃO (OC), QUE RESUME, EM 31 PÁGINAS, O OE NOS SEUS PONTOS ESSENCIAIS, COM O OBJECTIVO DE FACILITAR A INFORMAÇÃO DE FORMA PEDAGÓGICA.
"O OE TEM ESTA COMPONENTE PEDAGÓGICA DE ENCAMINHAR O CIDADÃO PARA A OBTENÇÃO DE MAIS INFORMAÇÃO, RESUME O OE E EXPLICA ONDE É QUE O ESTADO VAI BUSCAR AS RECEITAS E ONDE É QUE AS VAI GASTAR", EXPLICOU O SECRETÁRIO DE ESTADO DO ORÇAMENTO, NUM ENCONTRO INFORMAL COM OS JORNALISTAS.
O OBJECTIVO É FAZER CHEGAR O OE A UM CONJUNTO DE CIDADÃOS MAIS ALARGADO, DE FORMA RESUMIDA.
HÉLDER REIS
SECRETÁRIO DE ESTADO DO ORÇAMENTO
DE ACORDO COM HÉLDER REIS, O DOCUMENTO DISPONIBILIZADO NA PLATAFORMA ELECTRÓNICA DO GOVERNO EXPLICA "AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE CONSOLIDAÇÃO ORÇAMENTAL PARA 2014 E CONTEXTUALIZA-AS".
"0 OJECTIVO DO GOVERNO É FAZER CHEGAR O OE A UM CONJUNTO DE CIDADÃOS MAIS ALARGADO, DE FORMA RESUMIDA, COM UMA LINGUAGEM MAIS ACESSÍVEL E SIMPLES", EXPLICOU. O GOVERNANTE SALIENTOU QUE, NO ENTANTO, O OC "NÃO É APENAS UM RESUMO DO OE".
"O OC É TAMBÉM UM DOCUMENTO EM QUE PROCURAMOS ENSINAR, DE FORMA PEDAGÓGICA, COMO LER UM OE, ONDE ENCONTRAR A INFORMAÇÃO PRETENDIDA", DISSE HÉLDER REIS, ACRESCENTANDO QUE O DOCUMENTO TEM ALGUNS DETALHES QUE NÃO VINHAM NO OE DE 2014.
NAS PRIMEIRAS PÁGINAS DO OC É ASSUMIDO QUE SE PRETENDE "ATRAVÉS DE QUADROS E TABELAS SIMPLIFICADOS, A FÁCIL COMPREENSÃO PELOS ELEITORES DAS PRIORIDADES E DECISÕES IMPLÍCITAS NA POLÍTICA ORÇAMENTAL".»
3.
pg 22 de 31, do OC
ONDE SERÁ GASTO O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES EM 2014?
4.
pg 31 de 31
COLABOROU NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO CIDADÃO O INSTITUTE OF PUBLIC POLICY THOMAS JEFFERSON - CORREIA DA SERRA
Sem comentários:
Enviar um comentário