1.
DAS CAPAS DOS JORNAIS DE HOJE:i
«FMI ANULA "MILAGRE ECONÓMICO" E EXIGE CORTE DE MAIS 3.000 MILHÕES»
Jornal de Notícias
«TROIKA VAI AUSTERIDADE FICA»
Público
«FMI E GOVERNO COM VISÕES DISCORDANTES SOBRE A SUSTENTABILIDADE DO CRESCIMENTO»
Diário Económico
«FMI QUESTIONA RECUPERAÇÃO E EXIGE MAIS REFORMAS»
Jornal de Negócios
«PAULO PORTAS AQUECE GUERRA FRIA COM O FMI»
2.
ONTEM
Pedro Santos guerreiro > No próprio dia > expresso.sapo.pt
OS FORNICOQUES DO FMI
«ESPERA LÁ! MAS NÃO ESTAVA TUDO A CORRER BEM? QUE RAIO DE HISTÓRIA É ESTA DE O FMI PÔR EM CAUSA O SUCESSO DO AJUSTAMENTO PORTUGUÊS? NOS ÚLTIMOS DIAS, COLOCÁMOS DÍVIDA, SOUBEMOS QUE O PIB CRESCEU ACIMA DO ESPERADO, AS EXPORTAÇÕES ATINGIRAM RECORDES, O DESEMPREGO CAÍU, O "FINANCIAL TIMES" GLORIFICOU-NOS, A "ECONOMIST" VISITOU-NOS - E VEM O PRÓPRIO FMI ENFIAR-NOS NUMA BANHEIRA DE GELO? POIS, É O QUE SE FAZ A QUEM ALUCINA DE FEBRE.
...
AO CONTRÁRIO DO QUE SE DIZ, POUCAS INSTITUIÇÕES CONHECEM A MACROECONOMIA PORTUGUESA TÃO BEM COMO O FMI. ELES NÃO NOS VISITARAM TRÊS VEZES - ESTÃO CÁ DESDE A PRIMEIRA. NUNCA SAÍRAM DE PORTUGAL, HÁ MAIS DE TRINTA ANOS QUE TEM DELEGAÇÃO FIXA E TÊ-LA-ÃO PELO MENOS MAIS VINTE, PARA CUIDAR DOS SEUS EMPRÉSTIMOS. NÃO SÃO SENHORES DE PRETO QUE ATERRAM E DESCOLAM. ELES ESTÃO.
É O FMI, NÃO O BLOCO DE ESQUERDA, QUE ESCREVE:"O AJUSTAMENTO EXTERNO TEM SIDO CONSEGUIDO, EM LARGA PARTE, DEVIDO À COMPRESSÃO DAS IMPORTAÇÕES DE BENS QUE NÃO SEJAM COMBUSTÍVEIS E, ULTIMAMENTE, AO CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE COMBUSTÍVEIS".
É O FMI, E NÃO O PS, QUE PROSSEGUE:" ESTA DEPENDÊNCIA(...) ARRISCA ENFRAQUECER OS GANHOS CONSEGUIDOS ATÉ À DATA, ASSIM QUE AS IMPORTAÇÕES RECUPERAREM DE NÍVEIS ANORMALMENTE BAIXOS E AS UNIDADES DE REFINAÇÃO EVENTUALMENTE ESGOTEM A SUA CAPACIDADE 'EXTRA', AO MESMO TEMPO QUE A MELHORIA NA EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS É VULNERÁVEM A CHOQUES À PROCURA DE TURISMO."
ESTA É A DECLARAÇÃO MAIS IMPRESSIONANTE DA 10ª AVALIAÇÃO DO FMI AO PROGRAMA DE AJUSTAMENTO, HOJE PUBLICADO. ALÉM DELA, O FUNDO DIZ QUE A COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS NÃO FOI TÃO BENEFICIADA PELA DESCIDA DOS SALÁRIOS COMO SE SUPÕE (OS CUSTOS UNITÁRIOS DO TRABALHO BAIXARAM POUCO) E PERMANECE PREJUDICADA POR CUSTOS DE CONTEXTO, LOGÍSTICOS (NOS PORTOS) E DE ENERGIA; O DESEMPREGO ESTÁ ALTO E A RIGIDEZ SALARIAL CONTINUA "EXTREMAMENTE ELEVADA"; OS BANCOS AINDA TÊM PREJUÍZOS POR ASSUMIR COM CRÉDITOS E IMOBILIÁRIO - E FORAM COMPLACENTES COM AS EMPRESAS FALIDAS, CUJAS DÍVIDAS NÃO FORAM REESTRUTURADAS.
...
- O AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES É UMA EXCELENTE NOTÍCIA. MAS TEM TRÊS VULNERABILIDADES...
- A POUPANÇA ESTÁ A SER ESTOIRADA EM CONSUMO.
- A POUPANÇA ESTÁ A SER ESTOIRADA EM CONSUMO.
- MUITAS REFORMAS ESTRUTURAIS NÃO FORAM FEITAS
...
PS - FINALMENTE, A ANEDOTA: O GOVERNO PORTUGUÊS GARANTIU À TROIKA QUE O GUIÃO DA REFORMA DO ESTADO DE PAULO PORTAS VAI TRANSFORMAR-SE EM PROPOSTAS CONCRETAS EM MARÇO.»
3.
A 1Oª AVALIAÇÃO DO FMI SOBRE PORTUGAL
Ontem
Economia e Finanças <geral@economiafinanças.com
«as 94 páginas da 10ª avaliação do FMI a Portugal:
"Portugal: Tenth Review Under the Extended Arrangement and Request for Waivers of Applicability of end-December Performance..."»
4.
FMI PREOCUPADO COM DESPESISMO E DESCIDAS DE IMPOSTOS ELEITORALISTAS
Ontem
João Silvestre > expresso.sapo.pt
«RELATÓRIO DA 10ª AVALIAÇÃO HOJE DIVULGADO SUBLINHA QUE REFORMAS E CONSOLIDAÇÃO ORÇAMENTAL SÃO PARA CONTINUAR E QUE DEVE HAVER UM AMPLO CONSENSO POLÍTICO
O FUNDO MONETÁRIO INTERNACIONAL (FMI) CONSIDERA QUE PORTUGAL FEZ"PROGRESSOS SIGNIFICATIVOS NO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS DO PROGRAMA PARA ASSEGURAR A SUSTENTABILIDADE ORÇAMENTAL, A ESTABILIDADE FINANCEIRA E ESTIMULAR A COMPETITIVIDADE E O CRESCIMENTO", MAS AVISA QUE O ESFORÇO É PARA CONTINUAR E QUE NÃO É ALTURA DE CEDER A TENTAÇÕES ELEITORALISTAS.
...A INSTITUIÇÃO LEMBRA QUE FORAM JÁ REALIZADOS DOIS TERÇOS DO AJUSTAMENTO ORÇAMENTAL PRETENDIDO E QUE O RESTANTE, PROGRAMADO PARA 2014 E 2015, IMPLICA A CONTINUAÇÃO DO CAMINHO TRILHADO ATÉ AQUI.
...
O FMI ESTÁ PREOCUPADO, EM PRIMEIRO LUGAR, COM A DÍVIDA PÚBLICA QUE ULTRAPASSOU A META ORIGINAL DE 2014 EM CERCA DE 1 PONTO PERCENTUAL E QUE ESTÁ PRÓXIMA DE 130%. EMBORA A ANÁLISE DE SUSTENTABILIDADE QUE É SEMPRE FEITA PELO FUNDO CONTINUE A ASSEGURAR QUE PORTUGAL IRÁ CONSEGUIR PAGAR A DÍVIDA, ATÉ PORQUE AS PROJEÇÕES APONTAM PARA UMA DESCIDA DO RÁCIO NO PIB A PARTIR DESTE ANO, A VERDADE É QUE EXISTEM VÁRIOS RISCOS.
...»
5.
FMI LIBERTA 910 MILHÕES DE EUROS PARA PORTUGAL
12 FEV 2014
Lusa >expresso.sapo.pt
«O FMI CONCLUIU HOJE [12 FEV] A 10ª AVALIAÇÃO AO PROGRAMA DE AJUSTAMENTO DE PORTUGAL E APROVOU A LIBERTAÇÃO DE UMA "TRANCHE" DE 910 MILHÕES DE EUROS, DISSE HOJE A INSTITUIÇÃO EM COMUNICADO.
...
O FMI REFERIU QUE A CONCLUSÃO DA 10ª AVALIAÇÃO, A ANTEPENÚLTIMA ANTES DO FIM DO PROGRAMA DE AJUSTAMENTO, REALIZADA EM DEZEMBRO, PERMITIU O "IMEDIATO DESEMBOLSO DE UMA NOVA"TRANCHE" DE 910 MILHÕES DE EUROS, AUMENTANDO ASSIM PARA 25.100 MILHÕES DE EUROS O VALOR ENTRE PELA ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL A PORTUGAL NO ÂMBITO DA AJUDA EXTERNA.
...
A DÉCIMA PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA 'TROIKA' VAI ARRANCAR A 20 DE FEVEREIRO [HOJE]. ESTE EXAME, À SEMELHANÇA DOS ANTERIORES, TEM COMO OBJETIVO ANALISAR "O TRABALHO REALIZADO E O PLANEAMENTO DOS ÚLTIMOS MESES" DO PAEF[PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ECONÓMICA E FINANCEIRA A PORTUGAL].
...»
Sem comentários:
Enviar um comentário