domingo, 9 de fevereiro de 2014

"O MITO DA DEMOCRACIA PERFEITA"

HENRIQUE MONTEIRO, OPINIÃO > expresso.sapo.pt > CHAMEM-ME O QUE QUISEREM, ontem

O MITO DA DEMOCRACIA PERFEITA

(EXCERTOS...  DESORDENADOS)

«MUITA GENTE ESQUECE A GENIAL FRASE DE WINSTON CHURCHILL QUE RESUME A QUESTÃO DE MODO QUASE PERFEITO: "A DEMOCRACIA É O PIOR DOS REGIMES, EXCEPTUANDO TODOS OS OUTROS".

É VERDADE. A DEMOCRACIA PERFEITA É UM MITO. SOBRETUDO EM PAÍSES ONDE OS NÍVEIS DE FAIR-PLAY POLÍTICO SÃO BAIXOS (O CASO DE PORTUGAL) CADA UM TENDE A AQUILATAR O VALOR DA DEMOCRACIA PELOS SEUS PONTOS DE VISTA E ATÉ PELOS SEUS INTERESSES E NÃO PELAS SUAS VIRTUDES INTRÍNSECAS.

...A DEMOCRACIA PERFEITA É ALGO QUE NÃO EXISTE. É UM MITO.
TERÁ SEMPRE IMPERFEIÇÕES, PORQUE A DEMOCRACIA, AO CONTRÁRIO DOS REGIMES TOTALITÁRIOS, É ESCRUTINADA A CADA MOMENTO PELA OPINIÃO PÚBLICA E COMUNICAÇÃO SOCIAL E, PELO MENOS, DE QUATRO EM QUATRO ANOS PELO VOTO.
É UM REGIME ABERTO, QUE ESCANCARA AS PORTAS E JANELAS E MOSTRA AS IMPERFEIÇÕES E AS CICATRIZES, AO CONTRÁRIO DOS REGIMES DE PARTIDO ÚNICO.
E, POR FIM, TAMBÉM AO CONTRÁRIO DOS TOTALITARISMOS, NÃO VISA ALTERAR A NATUREZA HUMANA, MAS APENAS ORGANIZÁ-LA DE MODO A QUE NINGUÉM POSSA POR EM CAUSA OS BENS, A DIGNIDADE E A LIBERDADE DOS OUTROS.

...A DEMOCRACIA PERMITE QUE AS MUDANÇAS DE PODER OU DE GOVERNO SEJAM PACÍFICAS - E ISSO NÃO É POUCO - , ASSIM COMO A CONSENSUALIZAÇÃO DE PROPOSTAS NUM PARLAMENTO.
...POR EXEMPLO, SOU A FAVOR DE CÍRCULOS UNINOMINAIS COMPENSADOS POR UM CÍRCULO NACIONAL, DE FORMA A MANTER A PROPORCIONALIDADE E AUMENTAR A PROXIMIDADE E REPRESENTATIVIDADE; SOU A FAVOR DE UM MAIOR VIGOR NO COMBATE À CORRUPÇÃO E HÁ MUITO QUE ME BATO PELA LEI SOBRE O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO; SOU CONTRA REFERENDOS (SALVO EM QUESTÕES LOCAIS E CONCRETAS), DE MODO A QUE NÃO POSSA HAVER ESMAGAMENTOS DAS MINORIAS.
...PENSO QUE NUMA ALTURA EM QUE NA EUROPA, E ATÉ EM PORTUGAL, SE COMEÇA A COLOCAR EM CAUSA AS VIRTUDES DA DEMOCRACIA, QUE NOS TROUXE NOS ÚLTIMOS 40 ANOS (APESAR DA ACTUAL CRISE TER DESACELERADO OU INVERTIDO ALGUM DESSE PROCESSO) O MELHOR NÍVEL DE VIDA, A MELHOR SAÚDE, A MELHOR EDUCAÇÃO, A MELHOR CONVIVÊNCIA, SE TORNA IMPORTANTE VOLTARMOS AO FUNDAMENTAL.
À NECESSIDADE DA LIBERDADE, DA DEMOCRACIA, DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADES E DA SOLIDARIEDADE OU FRATERNIDADE ENTRE OS HOMENS.
POR MUITO QUE ESTEJAM EM CRISE ALGUNS DESTES VALORES, SERÁ COM ELES, E NÃO CONTRA ELES, QUE SUPERAREMOS AS DIFICULDADES.

...AS PRINCIPAIS QUEIXAS ACERCA DA NOSSA DEMOCRACIA TÊM A VER (E NÃO NECESSARIAMENTE POR ORDEM DE IMPORTÂNCIA OU DE ADEPTOS):
1) COM A ABSTENÇÃO E FALTA DE REPRESENTATIVIDADE;
2) COM A SEMELHANÇA ENTRE OS PARTIDOS ALTERNANTES;
3) COM A CORRUPÇÃO;
4) COM A FALTA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS DECISÕES.»

Sem comentários:

Enviar um comentário